Estudo revela que os negócios do Norte (76%) e Nordeste (71%) são os mais animados com a data
57% dos empreendedores planejam realizar ações especiais ou promoções para faturar melhor no Dia dos Pais
São Paulo – Considerada uma data importante para o varejo brasileiro, o Dia dos Pais, que será comemorado em 13 de agosto neste ano, deve movimentar os pequenos negócios. De acordo com estudo realizado pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, 63% dos micro e pequenos empreendedores entrevistados estão otimistas para a data. O relatório ouviu 1.359 clientes da fintech, distribuídos em todas as regiões do País, entre os dias 20 e 31 de julho de 2023.
Os empreendedores das regiões Norte e Nordeste são os mais animados com a data, com índices de 76% e 71% de boas expectativas, respectivamente. No Sul e Sudeste, o nível de otimismo está na média de 50%. No Brasil, como um todo, apenas 4% dos entrevistados demonstram algum pessimismo com relação às vendas no período.
Analisando os ramos de atividade desses empreendedores, a pesquisa revela que os negócios de Cosméticos, Alimentação e Roupas e Acessórios são os que mais acreditam no potencial de vendas da data, com índices de otimismo em 77%, 73% e 67%, respectivamente.
“Realizamos pesquisas periodicamente com nossos clientes, principalmente para entendermos as tendências e motivações dos segmentos em que estamos inseridos. Para o Dia dos Pais, por exemplo, vimos que os micro e pequenos empreendedores estão com a expectativa de aumentar seu faturamento”, diz Carlos Grieco, CEO da SumUp no Brasil.
O estudo verificou também que o otimismo com as vendas para o Dia dos Pais é menor entre os empreendedores que faturam até um salário-mínimo. Desses, 57% estão com boas expectativas.
Outro fator que influencia o comportamento dos empreendedores em relação à data é o formato de seus negócios. Aqueles que atuam com um ponto comercial físico e também vendem pela internet, estão, em grande parte, otimistas: 73% deles dizem ter boas expectativas. Entre quem possui apenas um ponto físico, a empolgação com a data é menor: 53%.
Quando questionados sobre os motivos que os fazem ficar otimistas, 58% dos entrevistados apontam que datas comemorativas em geral são boas para o negócio. Outros 19% estão animados porque seus produtos ou serviços têm relação com o Dia dos Pais.
Os empreendedores do segmento de Eletrodomésticos, Celulares e Informática são os que mais associam seu otimismo à relação que seus produtos têm com a data, opinião de 38% deles. Em negócios de Mercadinhos e Oficinas Mecânicas, destaca-se a boa expectativa com a melhora da economia, com indicadores de 17% e 19%, respectivamente.
Entre os 4% que estão pessimistas em relação à expectativa de vendas para o Dia dos Pais, grande parte deles (38%) apontou que seus produtos e serviços não possuem relação com a data, o que não os anima para o período. Em sequência, outros 27% acreditam que a economia piorou – o que pode impactar negativamente suas vendas.
Ações especiais na data
A pesquisa também identificou que 57% dos empreendedores planejam realizar ações especiais ou promoções para faturar melhor no Dia dos Pais. Assim como o otimismo, a intenção de realizar promoções é maior no Nordeste e no Norte, onde, respectivamente, 67% e 66% dos empreendedores afirmam que desejam preparar iniciativas para o período. Seguindo a tendência do estudo, o Sul é a região com menos pretensão de criar promoções, apenas 38% dos entrevistados planejaram algo.
Quando analisamos os segmentos de atuação desses empreendedores, notamos que os que trabalham com Cosméticos, Eletrodomésticos, Celulares e Informática e Roupas são os que possuem mais intenção de implementar ações promocionais para o Dia dos Pais: 89%, 72% e 70%, respectivamente.
“Com esses números, conseguimos entender a importância de promover ações e iniciativas diferenciadas aos clientes. Cosméticos e produtos de beleza, por exemplo, são, atualmente, uma opção muito procurada para presentear os pais e, com incentivos de preços e promoções, os negócios podem ser potencializados”, comenta o CEO.
Entre esses empreendedores que pretendem realizar promoções no Dia dos Pais, 42% vão utilizar as redes sociais para atrair clientes. Em seguida, outros 31% afirmam que realizarão descontos em produtos específicos.
Os segmentos de Eletrodomésticos, Celulares e Informática e o de Serviços de Estética são os que mais pretendem utilizar as redes sociais, com índices de 56% e 53%. Já o setor de Cosméticos é o que oferecerá mais descontos em produtos específicos, opção de 44% dos entrevistados.
Confira a pesquisa na íntegra clicando neste link.