A Epson chegou a um acordo com a Wemax (parceiro vendedor da Amazon) no recente processo judicial quanto a práticas de publicidade enganosa. Conforme os termos do acordo, a Wemax aceitou corrigir em todo o mundo a especificação de luminosidade de seu projetor Wemax Nova de 2.100 lumens declarados de forma errônea para 1.300 lumens.
A petição inicial foi ajuizada como parte dos esforços da Epson para garantir que as marcas implementem os padrões de luminosidade aceitos e reconhecidos internacionalmente a fim de ajudar os consumidores a tomarem decisões de compra informadas. A especificação corrigida é uma declaração precisa da luminosidade que beneficia os consumidores, o canal de varejo e a indústria em geral.
“Praticamente todos os bens ou serviços de consumo relevantes são classificados ou medidos segundo padrões. Dos padrões reconhecidos para a produção e a segurança de veículos às avaliações de rendimento de produtos eletrônicos e às avaliações de qualidade dos alimentos, os padrões ajudam a garantir a precisão e a honestidade do produto para os consumidores”, comenta Mike Isgrig, vice-presidente de vendas e marketing de consumo da Epson America. “A correção pela Wemax das declarações de luminosidade conforme os padrões de medição da indústria ajuda os consumidores a saberem o que esperar quanto ao rendimento do projetor. O uso constante de métricas padronizadas impacta positivamente todo o mercado e garante que os consumidores tenham o projetor adequado de acordo com suas necessidades de visualização”.
A Epson adverte os compradores das métricas enganosas especificadas sob os termos “lux”, “lumens LED” ou “luminosidade da lâmpada” que não seguem a metodologia padronizada e que, portanto, afetam de forma considerável a capacidade do consumidor para comparar o rendimento dos projetores, especialmente quando a compra é feita na Amazon ou em outros mercados on-line. A medição dos projetores é definida por grupos de padrões reconhecidos internacionalmente, que incluem a Organização Internacional de Normalização (ISO) e o Comitê Internacional de Metrologia de Displays (ICDM). O ICDM publica os Padrões de Medição de Exibição da Informação (IDMS) através dos quais é definida a metodologia para medir em separado a luminosidade da cor e a luminosidade branca do projetor. O padrão ISO que define a metodologia de medição de projetores é ISSO 21118:2020. Quando esses padrões são seguidos, inexiste ambiguidade no tocante à forma de medir e comparar corretamente os projetores.