De acordo com especialistas, grande parte do que será investido em publicidade este ano irá para o retail media, modalidade que conquista cada vez mais espaço no setor em nível global. Essa tendência será exibida durante a SRE Trade Show – Super Rio Expofood 2024 pela Cencosud Media, braço de retail media da Cencosud no Brasil.
Quem visitar o estande da Cencosud Media na SRE Trade Show, a partir dessa terça-feira (19/03), fará uma espécie de imersão pelas etapas que envolvem o trabalho de retail media – em especial, no setor de supermercados – vivenciando todas as fases do processo de uma campanha, desde o briefing até a mensuração dos resultados. A utilização de recursos tecnológicos dará o tom da experiência, com elementos interativos e painéis digitais, entre outras ativações que auxiliarão os visitantes a conhecerem mais de perto esse universo e suas possibilidades para o mercado brasileiro.
Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e Vice-Presidente da ALAS, o retail media se tornou uma tendência mundial, que foi muito debatido na edição da NRF 2024. “É com muito orgulho que o Rio de Janeiro recebe as primeiras ativações de retail media do Brasil! Essa estratégia de publicidade vai permitir que marcas, de fora do trade varejista, coloquem seus anúncios dentro de redes supermercadistas, onde milhares de pessoas circulam diariamente. Esse tema será amplamente discutido nesta edição da SRE Trade Show, já analisando a estreia em nosso estado e a tendência para os próximos anos”, comemora o executivo.
Hoje, a unidade de retail media da Cencosud tem presença no Chile, na Argentina, na Colômbia, no Peru e no Brasil, onde iniciou sua operação em agosto de 2023. No país, Cencosud Media se destaca pela regionalidade, atuando no Nordeste, por meio das redes GBarbosa, Perini e Mercantil Atacado, no Centro-Oeste, com a rede Bretas, e no Sudeste, com a bandeira Prezunic.
Ela oferece às marcas parceiras uma experiência 360, podendo integrar ações de marketing em canais on-site (banners, e-commerce, apps, produtos patrocinados e live shopping), offline (ações em lojas físicas), off-site (redes sociais em geral) e marketing direto (envio de e-mail marketing, push, SMS e WhatsApp). Com o auxílio do uso de analítica avançada do comportamento e hábitos de consumo é possível aprimorar a experiência dos clientes nas lojas físicas e destacar conteúdos, com ofertas relevantes e mais personalizadas aos clientes.
Setor em amplo crescimento
De acordo a WARC Media, instituição especializada em dados sobre o mercado publicitário, o investimento global em publicidade crescerá 8,2% em 2024 e ultrapassará US$ 1 bilhão pela primeira vez, e o retail media se posicionará como um dos três canais com melhor desempenho em nível regional.
A SRE Trade Show acontece nos dias 19, 20 e 21 no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro. O evento reúne diversas marcas da indústria, dos ramos alimentício e supermercadista, e conta com a presença de figuras importantes e influentes no varejo e em gestão de liderança a nível internacional. Confira mais informações no site oficial do evento por esse link.
Com mais 500 marcas expositoras e, empresários do setor de hotelaria, supermercados, bares, restaurantes e demais segmentos do varejo alimentício, a SRE Trade Show terá ainda a presença de supermercadistas de 16 diferentes países. O evento proporciona cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos, e aposta forte no conhecimento, com mais 40 horas de conteúdos de qualidade direcionados aos varejistas.