Tive o privilégio de testemunhar, em primeira mão, as semelhanças entre a formação de grandes equipes nos esportes e nas empresas. Com uma formação voltada para o remo e o atletismo, sempre fui fascinado pelo cruzamento entre os esportes de alto desempenho e as empresas. As duas áreas exigem um forte trabalho em equipe, foco inabalável, perseverança e resiliência.
A importância do trabalho em equipe nunca deve ser subestimada. No mundo dos esportes, ele é o motor por trás de cada conquista incrível. Um estudo da McKinsey encontrou dados mostram que equipes com altos níveis de colaboração podem aumentar a produtividade em até 25%. Uma equipe unida e com alto desempenho é a base do sucesso no campo, na pista ou na quadra. Da mesma forma, no mundo corporativo, tenho visto repetidamente que uma equipe integrada e bem coordenada leva a grandes realizações. Na Gupshup, nos orgulhamos de promover uma cultura de trabalho em equipe, colaboração e responsabilidade coletiva. Esse espírito de interdependência nos permitiu atender a mais de 75 mil empresas em todo o mundo e entregar mais de 10 bilhões de mensagens mensais.
Em sua essência, empresas e equipes esportivas manifestam princípios semelhantes: responsabilidade e colocar a equipe em primeiro lugar. O sucesso depende de se manter responsável e priorizar o coletivo ao invés do individual. Nos esportes, a conquista de uma medalha de ouro ou de um tempo recorde exige que cada jogador aprimore seus pontos fortes individuais e, ao mesmo tempo, pense em como suas ações afetam a equipe. É o casamento perfeito entre o sucesso do time com a excelência individual. Em minhas atividades comerciais, descobri que tal afirmação é verdadeira.
Neste cenário, uma citação que adoro sobre as Olimpíadas é: “não é a cada quatro anos, é todo dia”. A vitória acontece por meio da prática e da preparação diária, não apenas no dia da corrida. Para alcançar grandes resultados, as equipes esportivas e as empresas devem se concentrar nos processos que as levarão a obter grandes conquistas, e não nos resultados em si. Não se trata apenas de comemorar um trimestre de boas vendas ou de ganhar um jogo; trata-se de garantir o aprimoramento constante e aprender com cada experiência. Nos esportes, assim como nos negócios, o segredo do sucesso está na atenção meticulosa aos detalhes e no domínio dos componentes essenciais. Cada braçada no remo deve ser precisa, coordenada e bem executada, assim como cada movimento no mercado deve ser informado, estratégico e bem planejado.
Embora o sucesso possa parecer repentino ou surpreendente para quem está de fora, a prática dedicada e o esforço consistente estabelecem a base para que isso ocorra. Nos esportes, cada dia deve contar para um melhor desempenho em campo, e o mesmo vale para os negócios. O desempenho superior ao da concorrência é obtido por meio de esforço, preparação e colaboração consistentes. Esta é uma filosofia que mantemos na Gupshup que nos ajudou a enfrentar as tempestades do mercado e a emergir como uma empresa dominante no mundo da mensageria. Acreditamos na interação constante e no aprimoramento do ontem, todos os dias.
Como ex-atleta olímpico, uma coisa que notei é como os líderes empresariais com mentalidade esportiva podem se tornar muito focados em métricas. Em vez de se concentrarem na melhoria do desempenho da equipe e na elevação de todos, eles impõem padrões irrealistas a todos, esperando que tenham a mesma mentalidade de alto desempenho. Ou seja, a diferença entre uma boa empresa e uma excelente está em cultivar uma equipe solidária, robusta e bem construída.
Um estudo da Gallup descobriu que os funcionários que trabalham em equipes com altos níveis de confiança e colaboração têm maior probabilidade de se envolver e ter maior satisfação no trabalho. Essa sempre foi a essência da minha estratégia de liderança na Gupshup, em que nos concentramos na formação de pequenos esquadrões de elite dentro de uma organização maior. Cada unidade promove uma cultura de excelência, confiança e apoio inabalável, desafiando uns aos outros a crescer e a se responsabilizar, o tempo todo. Acreditamos que a criação desse ecossistema de equipes menores e bem coordenadas traz resultados não apenas no curto prazo, mas também na criação de uma organização sustentável e de alto desempenho no longo prazo.
Concluindo, a formação de equipes bem-sucedidas nos esportes e nas empresas é marcada por valores compartilhados, como trabalho em equipe, responsabilidade, foco nos processos e perseverança. Eu vi como esses valores estão presentes em minha formação esportiva e como eles influenciam minha estratégia de liderança na Gupshup, fazendo com que nos tornemos um divisor de águas no comércio conversacional. Embora o caminho para o sucesso possa ser repleto de contratempos e desafios, é o compromisso com o crescimento constante, a colaboração e o foco nos clientes que levam a resultados bem-sucedidos.
Mike Donohue
É vice-presidente sênior de vendas globais da Gupshup e ex-atleta de jogos olímpicos. Formado em Ciência Política e Ciência da Informação pela Universidade de Columbia, é ex-membro da Seleção Nacional de Remo dos EUA, tendo participado das Olimpíadas, e consultor da 500 Startups.
Gupshup
A Gupshup é uma nuvem de conversação que permite que as marcas anunciem, se comuniquem e conversem com seus clientes, aproveitando a IA e o CPaaS. As soluções de automação da Gupshup permitem com que mais de 45 mil marcas na Índia, América Latina, Europa, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Estados Unidos ofereçam uma melhor experiência ao cliente e aumentem a receita, economizando custos. Citibank, AkzoNobel, Khan Academy, Unilever, MPL, Netflix, Flipkart e Ola são alguns de seus principais clientes. Com uma única API de mensagens para mais de 30 canais de voz, texto e bate-papo, a plataforma de interação conversacional gera mais de 10 bilhões de mensagens por mês. Avaliada em US$ 1,4 bilhão, a empresa tem investidores de destaque, como Tiger Global, Fidelity Management and Research Co. LLC, entre outros, em seu quadro de capitalização.