A ideia de um condomínio tradicional, lugar para o qual os moradores retornam ao final de um dia cansativo de trabalho para descansar, talvez ainda esteja na cabeça da maioria das pessoas. Porém, é interessante notar que surgem cada vez mais no segmento imobiliário condomínios responsáveis por oferecer serviços diversos aos moradores, somando ainda mais qualidade de vida — como o lazer e mais praticidade nas compras — a quem reside em um espaço condominial.
O nome dado a esse conceito que facilita e melhora a vida dos moradores vem se tornando cada vez mais popular atualmente: “condomínio-clube”. Autoexplicativo, o termo se refere aos clubes presentes geralmente nas médias e grandes cidades, em que uma pessoa paga uma mensalidade para usufruir de serviços que vão desde mergulhos na piscina até massagens e acesso livre a quadras esportivas.
Apesar de o conceito de “condomínio-clube” já existir e ter sido colocado em prática bem antes da pandemia de Covid-19, esse período de maior reclusão das pessoas em casa pode ter ajudado a acelerar significativamente a implementação de diversos serviços nos condomínios. Com muitos moradores evitando sair sem necessidade, o aumento na demanda por compras rápidas de produtos, e, claro, também mais exigência por lazer, muitos condomínios passaram a implementar em seus espaços mais comodidades. Uma das mais comuns é o honest market (ponto de venda em que os moradores têm acesso a produtos de conveniência 24h por dia), bem como áreas com brinquedos para as crianças e ambientes esportivos para os adultos.
Em outras palavras, muitos condôminos passaram a ter ainda mais bem-estar, já que os locais onde moram começaram a oferecer diversas possibilidades antes inexistentes, tudo isso sem deixar de lado a segurança. E o aumento do conforto dos residentes em áreas condominiais indica que essa tendência tem um impacto significativo, tendo em vista que 68 milhões de pessoas moram em condomínios no Brasil, de acordo com dados recentemente divulgados pela Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp).
Além da comodidade perceptível que os “condomínios-clubes” oferecem aos seus moradores, é importante destacar também a capacidade de valorização que esses locais oferecem para os proprietários. Ou seja, além de altamente recomendáveis para quem busca conforto e praticidade sem precisar sair de casa, esse tipo de condomínio também é uma grande oportunidade de investimento por sua valorização, tendo em vista que a tendência desses empreendimentos atualmente é alta e a demanda tende a seguir grande também a médio e a longo prazo.
Se um morador deseja comprar alguns docinhos durante a madrugada, pretende jogar um futebol com os amigos no final de semana sem sair de casa, ou até mesmo pensa em adquirir um imóvel com excelente oportunidade de valorização no futuro, os “condomínios-clubes” certamente devem ser considerados na hora da escolha do lar. Dá para sair de casa apenas quando for realmente necessário.
OMA
Fundada em 1969, a companhia atua na administração condominial, venda, locação e administração de imóveis, sempre unindo tradição à modernidade em um segmento que exige constante atualização. Líder de mercado, a empresa agrega pesquisa, estratégia e inovação, e investe em tecnologia e treinamento para proporcionar aos clientes um atendimento eficaz e personalizado. No portfólio, a OMA conta com 10 milhões de m² administrados, 160 mil condôminos, 2 mil ofertas de imóveis (entre venda e locação) e 500 condomínios administrados.