Que som tem a dança? Como seria um instrumento musical para ser dançado? Quer conhecer essa invenção? Está no estande da INOVA da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Rio Innovation Week, que acontece até sexta-feira (16/08), no Píer Mauá. O Contato-01, nome dado ao instrumento musical para ser dançado, foi desenvolvido pelo GruPPEn formado por integrantes das áreas de dança, música, engenharia, física, computação, desenho industrial e fisioterapia.
A técnica envolve altíssima tecnologia e usa a conversão da informação obtida em tempo real a partir de sensores inerciais “vestidos” no corpo de bailarinos. Com isso, obtém-se uma resposta sonora configurável para determinados movimentos de dança.
A ideia é explorar a música no corpo (com diferentes tipos de sensores) para a performance musical através de um controlador MIDI aderido no corpo de um bailarino, com o objetivo de propor uma experimentação artística entre a relação dos movimentos e o som. Além das aplicações artísticas, o equipamento Contato-01 pode ser usado fins didáticos, terapêuticos e como ferramenta de acessibilidade e de treinamento.