Fazer compras na Black Friday pode ser muito vantajoso e divertido. Afinal, quem não gosta de levar muita coisa legal para casa pagando bem menos, não é mesmo? Por outro lado, também é preciso ser cauteloso para não acabar comprando tudo pela “metade do dobro”.
Por exemplo, se você deseja aproveitar promoções de TV Black Friday, precisa fazer uma pesquisa para saber quanto os aparelhos estão custando agora para comparar os valores quando a data chegar. Essa é só uma das muitas estratégias necessárias para garantir bons negócios nessa época do ano.
Por esse motivo, apresentamos um guia de compras a seguir para te ajudar a fazer bons negócios na Black Friday. Então, leia até o final e aproveite as dicas.
Quais são as categorias mais populares na Black Friday?
Praticamente todos os setores participam da Black Friday, sendo comum ver anúncios de promoções até mesmo de planos funerários ou seguros por aí. Porém, algumas categorias são as mais populares e oferecem as melhores oportunidades de desconto. Confira.
- Moda e acessórios: roupas, calçados e acessórios são sempre muito procurados.
- Eletrônicos: smartphones, computadores, notebooks, TV e consoles de videogame também são campeões de venda.
- Eletrodomésticos: itens como geladeiras, máquinas de lavar e outros eletrodomésticos grandes têm grande demanda.
- Beleza e perfumaria: produtos de beleza e perfumes também são bastante populares.
- Utilidades domésticas: itens para casa, como utensílios de cozinha e decoração, são muito procurados.
Como os comerciantes sabem que os consumidores ficam de olho nessas ofertas, eles costumam caprichar nos descontos para essas categorias. Por isso, esses itens podem ser os mais vantajosos de se comprar na Black Friday.
Como identificar boas ofertas?
Para identificar boas ofertas na Black Friday, pesquise os preços com antecedência. Como mencionado, é importante estar ciente das médias de preço usual dos produtos para saber se os descontos são mesmo reais na época da promoção.
Além disso, pesquise a reputação da loja, seja ela física ou online. Cheque o Reclame Aqui, por exemplo, para saber o grau de satisfação dos clientes em relação ao estabelecimento, se respondem às queixas etc.
Também é interessante comparar os preços em diferentes lojas antes de comprar. Para isso, você pode usar sites específicos para isso ou, se a loja for física, comparar “à moda antiga” por meio dos folhetos de promoção.
Além dos preços das mercadorias, compare as condições de pagamento, como parcelamentos, descontos maiores à vista etc.
Outro ponto importante, principalmente nas compras em lojas online, é o frete. Afinal, se você compra uma linda TV na Black Friday, por exemplo, e ainda ganha frete grátis, pode ser ainda mais vantajoso. Por outro lado, se precisa pagar o frete, pode ser que o desconto nem seja real no fim das contas.
Portanto, não foque somente nos slogans chamativos de “70% de desconto” se quiser identificar boas ofertas, analise tudo: qualidade, condições de pagamento e entrega, reputação da loja, enfim.
Como fugir de armadilhas nas compras da Black Friday?
Infelizmente, muitos golpistas aproveitam a época da Black Friday para faturar em cima dos consumidores. Sendo assim, é importante ficar de olho.
Como já vimos, pesquisar a reputação da loja pode ser um bom começo. Além disso, dê preferência a estabelecimentos e sites conhecidos, pois isso diminui o risco de ser passado para trás. Afinal, grandes plataformas de e-commerce costumam oferecer ambientes seguros de checkout, além de oferecerem políticas de troca e devolução mais vantajosas.
Aliás, não só nas compras na Black Friday, mas em qualquer compra online, opte por gerar um cartão virtual para pagar, reduzindo o perigo de ser hackeado.
Não só os golpes devem ser uma preocupação nessa época de grande movimentação comercial e financeira, mas também suas finanças pessoais. Isso porque, com tanta oferta tentadora, você pode acabar comprando coisas de que não precisa realmente. Então, mesmo que o preço esteja muito baixo e as condições sejam ótimas, faça essas 3 perguntas a si mesmo:
- eu preciso mesmo disso?
- eu quero de verdade esse item?
- posso pagar sem problemas?
Se todas as respostas para essas perguntas forem “sim”, compre sem medo!
Gostou das dicas para ter muito sucesso nas suas compras na Black Friday? Agora coloque-as em prática e divirta-se!