Muito aguardada pelo varejo, a Black Friday, evento tradicionalmente associado a eletrônicos e grandes descontos em e-commerce, já começa a se estabelecer rapidamente em outros setores de consumo, incluindo os supermercados. A data tradicional de descontos já movimenta diversos deles pelo Brasil, que podem aproveitar o início da alta na demanda por produtos essenciais e itens específicos para as celebrações e festas de fim de ano.
Segundo o presidente da Associação de Supermercado do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Queiróz, em geral, os consumidores aproveitam a Black Friday para se abastecer com produtos de consumo frequente, como alimentos não perecíveis, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza, inclusive o último segmento vem ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas. Entretanto, as redes precisam anunciar suas ofertas e mostrar de forma clara os benefícios, seja para a compra online ou no ponto de venda.
Na avaliação da ASSERJ, produtos como vinhos, cafés, queijos e carnes também geram uma grande demanda, em parte, pela proximidade das festas de fim de ano. Por esse motivo, os supermercadistas devem se preparar para atender a alta demanda provocada pela data.
Como os supermercados podem se preparar
Para se destacar em meio à crescente competitividade do mercado, os supermercadistas devem buscar atrair seus consumidores durante a Black Friday com ofertas personalizadas. Por isso, é muito importante disponibilizar um “clube de vantagens” ou aplicativos, onde os clientes se cadastram e recebem todas as ofertas e os supermercados constroem uma relação mais próxima, além de ter todo o histórico de compras.
“Os aplicativos e programas de fidelidade são uma ferramenta importantíssima para os supermercadistas. Através desse canal direto, sem intermediários, informamos os consumidores sobre as promoções e ofertas. E para datas com a Black Friday, promoções relâmpagos e kits especiais podem estimular a ida ao supermercado e o retorna em vendas. Sem esquecer o CRM, fundamental para conhecer os hábitos de compras, frequência, produtos de preferência, entre outros dados valiosos”, destaca o presidente da ASSERJ.
Outra ferramenta imprescindível, é a estratégia ominichannel, que consiste na integração de diferentes canais com o objetivo de otimizar a experiência do cliente com a empresa e proporcionar um atendimento de excelência.
Estoque e logística merecem atenção
Para evitar problemas com estoque, diante de uma demanda crescente, os supermercados devem colocar em prática uma estratégia de logística para reposição e monitorar os estoques com o máximo de atenção. Isso evita que os clientes fiquem frustrados ao não encontrar o produto desejado.
Para garantir o abastecimento, o presidente da ASSERJ reforça que há uma boa previsão de demanda, por isso, é necessário parcerias estratégicas com empresas de transporte e logística. A Black Friday exige um cuidado extra nesse aspecto. As redes que conseguem oferecer descontos significativos em itens essenciais, sem sacrificar a qualidade do serviço, ficam em vantagem nesse período.