O Rio celebra a sua praia. Essa é a proposta do “Festival Praia Rio 2023″, apresentado pelo Banco Santander e o programa de recompensas Esfera, com idealização do criativo carioca Raoul Notrica e realização da Dellarte, que comemora 40 anos de sucesso em soluções culturais. É a primeira edição do evento, que vai ocupar Ipanema de quinta-feira, 28 de setembro, a domingo, 1 de outubro, das 11h às 21h30, em dois locais: na icônica Casa de Cultura Laura Alvim e no Parque Garota de Ipanema.
Uma ode à orla carioca vai acontecer em Ipanema durante o evento. Serão quatro dias de celebração e muita curtição pé-na-areia, com programação gratuita. Na Casa, o público confere, todos os dias, encontros inusitados sobre a rica cultura de praia carioca com bate-papos sobre comportamento, moda, gastronomia, esportes, música e economia, além de uma conversa sobre sustentabilidade, com o tema “Vai dar praia amanhã?”. No andar de cima do casarão, uma exposição 8D sobre o mar ocupará as três salas das galerias e, no fim de tarde, bossa-nova com vista para o pôr do sol de Ipanema.
Dentro do Parque Garota de Ipanema, mais festival para todas as idades, com muita animação e vista para o mar, em uma feira com curadoria da Junta Local e uma oficina de pipas para as crianças. Ao final da tarde, além do som das ondas do Arpoador, dois shows a cada dia. Como não poderia faltar em uma celebração da praia carioca, as apresentações contarão com a presença muito especial de um dos pais da bossa-nova, Roberto Menescal, e da cantora Mart´nália, além de outros nomes da música brasileira.
Nas areias e nos céus da praia, o público encontrará ainda uma exibição inédita, a cada dia, de pipas artísticas, com um bicampeão mundial brasileiro e um grande nome internacional, em sua primeira vez no Brasil.
“Como agência e produtora carioca há 40 anos, foi muito natural nosso encantamento e construção do conceito do Festival Praia Rio. Celebraremos a praia como um patrimônio dos cariocas. Nossa expectativa é trazer uma programação gratuita variada e de alta qualidade para toda a família, em espaços acessíveis e democráticos. Queremos também provocar o pensamento crítico sobre a manutenção e preservação das nossas praias, dialogando, em todos os momentos, com o nosso compromisso de sustentabilidade.”, adianta Steffen Dauelsberg, CEO da Dellarte.
“A praia em si é um grande festival. Estava na hora de celebrar isso do jeito certo. O Festival Praia Rio quer desvendar a magia que está por trás da inigualável praia carioca. Este será o primeiro de muitos, o FPR vai entrar para o calendário da cidade”, complementa o criativo Raoul Notrica, idealizador do evento.
O festival ainda conta com cotas de apoio abertas para esta primeira edição.
A Dellarte
Produtora de soluções culturais que combina talentos, orquestra o improvável e encanta a crítica há 40 anos no Brasil, na América do Sul e no mundo. Já são mais de 1.500 apresentações para três milhões de apreciadores, admiradores e amantes da música clássica, ballet, jazz, ópera e o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo. Apoiamos artistas e paixões antes mesmo do grande dia. Abrimos caminhos, criamos oportunidades e celebramos sonhos que se tornaram realidade. Todos os anos, contamos com a parceria dos setores público e privado para promover a cultura como principal instrumento na vida, transformando o futuro de quem toca com a gente.