A livraria online Dois Pontos e a TAG, o maior clube de assinatura de livros do país, anunciam hoje a fusão de suas operações, um dos principais movimentos do mercado literário de 2023. As negociações tiveram início em 2023 e resultaram em uma nova companhia com receita de R$ 38 milhões, mais de 200 mil clientes (entre assinantes e compradores) e estimativa de faturar entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões anualmente a partir de 2024.
Após a fusão, tanto a marca TAG, como Dois Pontos serão mantidas na nova empresa, que terá um modelo de gestão integrada. Gustavo Lembert atuará como CEO, Ciça Pinheiro a diretora de Marketing e Comunicação e Ana Paula Rocha a diretora de Operações.
O negócio entre as empresas promete melhorar a experiência dos associados TAG e oferecer vantagens exclusivas aos clientes Dois Pontos. “Nós nascemos com o objetivo de ajudar leitores a criarem e manterem o hábito de leitura, assim como a Dois Pontos”, comenta Gustavo Lembert, sócio-fundador da TAG. “Enxergamos que essa fusão é muito positiva ao mercado e aos clientes. A partir de agora, além de fazer parte do maior clube de livros do país, nossos associados também terão acesso ao amplo portfólio da Dois Pontos com vantagens exclusivas. São mais de 150 mil títulos e uma curadoria tão cuidadosa como a que temos dentro de casa”, completa o executivo.
“Somos mais do que um e-commerce de livros, nós oferecemos uma experiência rica em conteúdo e material editorial em nossa plataforma. Na Dois Pontos é possível encontrar dicas e conteúdos que levem à descoberta de novas leituras e à valorização de títulos lançados no passado que não ganharam o reconhecimento adequado. Além de tudo isso, nossos clientes passam também a poder trocar experiências e estarem ainda mais próximos por meio dos clubes e da comunidade da TAG”, diz Ciça Pinheiro, uma das fundadoras da Dois Pontos. “É com muito orgulho que digo que seguimos na contramão do mercado livreiro. Ao passo que vemos grandes impactos da crise em nosso segmento, vivenciamos uma expansão tanto pelo ponto de vista do negócio, como de benefícios aos nossos clientes”, completa Ana Paula Rocha, que esteve à frente das operações da editora Zahar, como sócia e diretora, durante 15 anos e também é uma das fundadora da Dois Pontos
Fundada em 2014 em Porto Alegre, a TAG teve um crescimento significativo na pandemia e mesmo com a instabilidade econômica após esse período, hoje conta com aproximadamente 30 mil associados, e já enviou mais de 3 milhões de caixinhas nesses nove anos de funcionamento. A Dois Pontos nasceu em 2021 em São Paulo com o objetivo de formar novos leitores despertando o interesse pelos livros. Hoje conta com mais de 150 mil títulos em seu acervo, 20 mil clientes e forte presença em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.