Na última semana, Nova Friburgo recebeu a Fevest Conceito 2023, uma das maiores feiras brasileiras de moda, lingerie, praia, fitness e matéria-prima. Em outras edições, a feira abria ao consumidor final, mas, este ano, uma das novidades, foi o retorno ao formato B2B, (Business to Business) com vendas entre empresas, que contou com movimentação de mais de 9 mil empresários do setor, entre confeccionistas, fornecedores e serviços, em um espaço de 12 mil m², instalado no Country Clube, em Nova Friburgo.
Segundo balanço do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região, Sindvest, realizador da Fevest, estiveram presentes 4.535 compradores, de diversos estados do Brasil. Dentre os estados que marcaram presença estão: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Para o presidente do Sindvest, Gustavo Moraes, realizador do evento, é uma alegria ver a Fevest sendo reconhecida por sua importância nacional. Todos os anos, a organização estimula a vinda de empresários de outros estados com transfer partindo dos aeroportos do Rio até o evento, e essa iniciativa tem sido positiva. “Estamos muito felizes com o resultado da feira, que trouxe para o Polo de Nova Friburgo compradores em potencial, movimentando a economia local. O agendamento da próxima edição, fará com que outros interessados, se organizem para estar conosco, e isso nos deixa com boas expectativas, de que o próximo ano, teremos novos recordes de público” comenta o presidente.
Nos 100 estandes, ocupados por confeccionistas e fornecedores do setor, foi possível encontrar peças para o dia a dia, conforto, e também para ocasiões especiais. Conhecida por lançar tendências, já se podia encontrar nas peças, as cores frutadas, a aposta do verão 2024, como o amarelo da banana, o vermelho da melancia, o verde pepino, e muito mais.
Além de novidades do mundo da moda, ao longo dos três dias, o público presente contou com desfiles, além de palestras e workshops do universo como: e-commerce, tecnologia, marketing digital, sustentabilidade, entre outros. Todas essas palestras foram oferecidas gratuitamente ao público, em uma série de mais de 20 temas. O espaço ainda contou com instituições como: Firjan, Sebrae, Senac, Sicred, Sicoob, Correios, entre outros.
Na arena de desfiles, o público também conheceu o resultado de trabalho dos alunos do projeto Novos Talentos da Firjan SENAI Espaço da Moda, que esse ano desenvolveram uma coleção que recontou a história de Nova Friburgo através de técnicas de pontilhismo, xilogravura, grafite e mosaico. O objetivo do projeto foi permitir que as empresas conheçam, os novos profissionais da cadeia, estabelecendo uma forma de comunicação entre aluno e empresa.
De acordo com a expositora da marca Shanty, este formato foi bastante oportuno. Ela revelou ter recebido clientes bastante animados com o formato voltado aos empresários, e avaliou que a maioria, buscava novos fornecedores, além de negociação dos preços para maiores compras e prazo de entrega dos pedidos.
“Recebemos antigos clientes que aproveitaram para nos visitar, e também, grandes redes. Atendi clientes do estado do Rio, de Araruama, Campo Grande, Cachoeiras, Macaé, Três Rios, como de estados da Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Brasília, São Paulo, Florianópolis, Santa Catarina, Paraná, Petrolina, Porto Velho, Caratinga. E, ainda de outros países, como Bolívia, Paraguai e Portugal. Foi uma grande oportunidade para expandirmos nossos negócios ainda mais. Um Sucesso!”, relata Andrea Tieko, gerente comercial da Shanty.
E, entre intercâmbio com empresários, negócios fechados e muito aprendizado, a feira se consolida a cada edição, sendo conhecida por profissionais do setor têxtil, de todo o Brasil, e também do exterior. E, para que todos possam se organizar com antecedência, já foi anunciada a data da edição 2024, marcada para agosto, no Nova Friburgo Country Clube.
Loja Virtual é lançada e ficará à disposição de todos durante 1 ano
Mais uma novidade para fomentar o Polo de Nova Friburgo, é a loja virtual, que ficará à disposição dos empresários durante todo o ano. Esta é uma forma de manter aquecido o mercado, em um intercâmbio entre confecções e empresas. Basta acessar o site www.fevest.com na aba ‘Fevest virtual’ realizar o seu cadastro e ter acesso as empresas expositoras da Fevest 2023.
Saiba mais sobre a Fevest:
A Fevest Conceito 2023 – Feira de Lingerie, Moda Praia, Fitness e Matéria-prima – é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região); patrocínio da Firjan e do Sebrae; apoio Educacional do Senac RJ; apoio Águas de Nova Friburgo; Correios; Energisa; Sicredi; Sicoob; Fecomércio e Frionline; apoio institucional ABIT, APEX e da Prefeitura de Nova Friburgo; agência de Comunicação: Oásis; organização Teia de Eventos.
Acesse o site: https://fevest.com/