A primeira rodada do Exporta Mais Brasil, o mais novo Programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), lançado na última quinta-feira (17), em João Pessoa (PB), foi um sucesso. Ao longo de três dias, foram 97 reuniões de negócios realizadas entre seis compradores estrangeiros, de cinco países diferentes, e 22 empresas de móveis brasileiras. O resultado: US$ 1 milhão em negócios gerados em até 12 meses.
A empresa YIBIRÁ Biodesign da Amazônia, do Amapá, foi uma das participantes dessa primeira rodada do Exporta Mais Brasil, que teve como foco o setor moveleiro. Sem precisar sair do país, a YBIRÁ conquistou sua primeira venda para o exterior. Na ocasião, importadores da Alemanha, que vieram a convite da ApexBrasil, adquiriram um dos principais produtos da moveleira: a mesa cascata, de madeira maciça sustentável e com certificação.
“A gente já estava prospectando uma oportunidade dessa magnitude há muito tempo e agora a ApexBrasil conseguiu viabilizar essa parceria. Vai ter produto da YBYRÁ na Alemanha, sim!”, celebrou o CEO da empresa, Yuri Bezerra. A empresa, que fomenta a bioeconomia da região amazônica através da reutilização de troncos de árvores que caem de forma natural, tem o Selo Amapá (Produto do Meio do Mundo) e já concluiu o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil.
“É isso que a gente quer, promover oportunidades para as empresas brasileiras e mostrar para o mundo o potencial do nosso país. Quanto mais olharmos para dentro de casa, do nosso povo, da nossa cultura, melhor vamos avançar pelo mundo”, disse o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, durante cerimônia de lançamento do Programa, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB). Também estiveram presentes a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, o deputado estadual Chico Mendes (PSB-PB), a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), Irineu Munhoz, e outras autoridades.
Também compôs a agenda do Programa em João Pessoa o momento “Diálogos Exporta Mais Brasil”, com diferentes painéis e participação de convidados. A presença feminina no comércio internacional foi um dos temas destacados por Ana Repezza e que também será abordado em todas as etapas desta primeira edição do Exporta Mais Brasil.
“As lideranças femininas são sócias majoritárias de apenas 14% das empresas exportadoras no país e existe um leque de oportunidades para mulheres que empreendem e lideram seus negócios começar a exportar”, disse Ana Repezza. “Nosso papel é mostrar a elas os diversos programas e projetos que nós temos para ajudá-las, e construir junto novos caminhos possíveis”, afirmou. Desde o lançamento do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), a Agência está empenhada em aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior.
Até o final do ano, o Exporta Mais Brasil vai realizar 13 rodadas, de 13 diferentes segmentos produtivos, em 13 estados brasileiros. O objetivo é ampliar a participação de empresas brasileiras no comércio internacional.
1ª Rodada – João Pessoa (PB)
Nesta primeira rodada, compradores da Colômbia, Equador, Chile, Alemanha e África do Sul, interessados em móveis brasileiros, foram convidados pela ApexBrasil para ir a João Pessoa visitar fábricas moveleiras locais e se reunir com empresas arregimentadas pela ABIMÓVEL, parceira da ApexBrasil no projeto setorial Brazilian Furniture. Além de moveleiras da Paraíba e do Amapá, participam também empresas do Pará, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Metade delas é liderada por mulheres, em linha com as diretrizes da ApexBrasil de ampliar e promover a presença feminina no comércio exterior.
“Começamos por aqui porque o Nordeste pode exportar muito mais. Temos empresas e produtos da região com muito potencial para vender mundo afora e que precisam do nosso apoio para conquistar novos mercados. O Brasil estava devendo esse olhar na área de exportação e de incentivo na região e a ApexBrasil está aqui para isso”, afirmou Viana, que também esteve reunido com o governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho (PSB -PB), antes do evento de lançamento.
Segundo Viana, dos US$ 334 bilhões que o Brasil exportou no ano passado, o Nordeste respondeu por apenas US$ 27 bilhões. “Se tirarmos a Bahia, com US$ 14 bilhões, ficam apenas US$ 12 bilhões para os oito estados do Nordeste. É aí que se percebe o potencial de crescimento dessa região”, concluiu.
“O lançamento do Exporta Mais Brasil aqui é um momento histórico para nossa região, porque nos abre novas perspectivas”, disse o deputado estadual Chico Mendes (PSB-PB), presidente da Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios da Paraíba. “Nesse momento, pós pandemia, iniciamos um novo ciclo, no qual é possível nos organizarmos para avançarmos nos nossos negócios nacionais e internacionais. É o momento de aproveitar as oportunidades, gerar renda, emprego e desenvolvimento a partir de negócios com o mundo inteiro”, afirmou o deputado.
Para Ana Repezza, os resultados positivos imediatos dessa primeira rodada confirmam o potencial exportador de toda a região. “Trouxemos esses compradores internacionais justamente para conhecer a potencialidade do setor moveleiro dessa região e do Brasil. É tanto potencial que algumas reuniões já resultaram em acordos comerciais e as empresas já estão fechando negócios com esses importadores estrangeiros”, afirmou Repezza.
Além de participarem das rodadas de negócio, os compradores estrangeiros visitaram algumas fábricas locais. A moveleira paraibana Cabanna Móveis, foi uma das visitadas. “Foi uma experiência incrível para nossa empresa receber esses profissionais de outros países para aprovarem o nosso design e atestarem nosso empenho em fazer o público final feliz. Ter um produto com identidade e personalidade brasileira, paraibana, nos faz sempre procurar melhorar e mostrar para o mundo o que o brasileiro tem de melhor”, afirmou a diretora da empresa, Luciana Cunha.
O setor moveleiro do Brasil
O setor de móveis do Brasil responde por 90% de todo os móveis produzidos na América do Sul. Segundo dados da ABIMÓVEL, em 2022 a indústria moveleira produziu cerca de R$ 83,2 bilhões, o equivalente a 3,84% do valor total da receita líquida da indústria de transformação do país. O Brasil hoje é o 6º maior produtor mundial de móveis, com mais de 17,1 mil unidades produtoras, e é a 8ª cadeia que mais emprega. A região Sul responde por 41,2% das empresas brasileiras, seguida pela região Sudeste com 38,1%, região Nordeste com 11,4%, Centro-oeste respondendo por 7,6%, e região Norte com 1,7% das empresas.
“Estamos contentes de estar na Paraíba junto com a ApexBrasil movimentando esse setor que realmente a gente vê que tem um futuro muito grande nas exportações. A internacionalização do setor moveleiro na Paraíba não apenas fortalecerá a economia local, mas também contribuirá para a imagem do Brasil no exterior”, disse o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz.
Saiba mais sobre o Exporta Mais Brasil
Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o programa Exporta Mais Brasil busca uma aproximação ativa com todas as regiões do país para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas brasileiras terão a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que virão ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Nas rodadas de negócios promovidas pela ApexBrasil, serão congregados ao todo mais de 100 compradores estrangeiros e 300 empresas brasileiras, em uma iniciativa inédita e de alcance nacional. Os compradores participarão também de visitas técnicas in loco, a fim de entender melhor como funciona o processo produtivo nacional.
A próxima etapa do programa será de 22 a 25 de agosto, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, voltada para o setor de rochas ornamentais. Confira mais informações aqui