Criar negócios milionários a partir de necessidades cotidianas. Foi com essa ideia que Ricardo Faria, um dos maiores empresários do agronegócio brasileiro, começou seu império. No podcast “De Dono para Dono”, o CEO do Grupo Granja Faria falou sobre o início da carreira e dividiu um pouco de seu espírito empreendedor com o público.
O maior produtor de ovos do Brasil, e um dos maiores do mundo, começou a empreender vendendo picolés no estádio do Criciúma. Depois, atuou por décadas com terceirização de lavanderias. A transição de mercado pode parecer incomum, mas mostra desde cedo a visão do empresário para oportunidades de negócios, habilidade que compartilha com os ouvintes do podcast.
– Eu fico muito feliz em falar com as pessoas sobre negócios, principalmente com esse público mais jovem. […] Na Europa, onde o mundo “está dado”, não vemos muito isso. Mas no Brasil e nas Américas – no Novo Mundo – a gente vê bastante o espírito empreendedor entre jovens, com muito potencial.
Referência no agronegócio, o empresário conta como expandiu a Granja Faria, visando diversificar ganhos. Também relembra as apostas que fez, como a criação de galinhas livres, para uma produção mais humanizada e conectada com as demandas da sociedade, e a nomeação de um jovem para comandar a principal empresa do grupo. Como nenhum caminho é feito de flores, Ricardo ainda revela os tropeços na carreira, bem como sua atual estratégia de negócios.
Com Julian Tonioli, CEO da Auddas, o bate-papo no “De Dono para Dono” promete apresentar uma visão pouco conhecida do empresário do ovo, que aos 46 anos já fez história no mercado brasileiro. Com reflexões importantes sobre temas atuais no mundo business, a conversa irá dar novas perspectivas aos ouvintes. O episódio pode ser conferido na plataforma Spotify.