O Brasil é foco de startups que chegam de Singapura; o país é uma boa opção de internacionalização para brasileiros.
Graymatics e ProfilePrint são bons exemplos de startups de Singapura que iniciaram recentemente operações no Brasil
Quando o brasileiro pensa em conexão com a Ásia, já não pensa mais somente em China ou Índia. Isso porque um pequeno país tem ganhando palco e mudando esta história. Estamos falando de Singapura, que com apenas 728 Km2 – metade do tamanho da cidade de São Paulo (SP)- movimenta nada menos que US$859,3 bilhões e é Top 3 em centros financeiros internacionais. Desde 2018, a Enterprise Singapore intermedia e apoia negócios entre os dois países. São mais de 60 empresas de Singapura no Brasil, sendo 15 startups inovadoras, como a Graymatics – solução para cidades inteligentes, e a ProfilePrint – Inteligência Artificial (IA) para o agronegócios.
O potencial de inovação de Singapura é invejável e foi apresentado no Digitalks 2023, no último dia 24 de agosto. São mais de 3.800 startups (19 unicórnios) e o investimento de risco é alto. Mais de 692 negócios levaram a um investimento superior a US$ 10 bilhões em startups e inovação. Singapura possui fundos de investimentos como Temasek e empresas famosas, como Olam e Shopee. “Queremos que todos os brasileiros saibam que temos uma ponte sólida para negócios entre países. As empresas de Singapura são sérias e possuem protocolos de compliance fortíssimos. Nosso Governo oferece infraestrutura e apoio a negócios internacionais com o Brasil. Além disso, já somos uma porta de internacionalização para a Ásia muito simples e eficiente para qualquer negócio”, afirma Josiah Choy, diretor regional da Enterprise Singapore para a América do Sul.
O mercado brasileiro para as empresas de Singapura é um dos principais do mundo e as empresas apostam alto principalmente quando o assunto é tecnologia e inovação ou agribusiness. O brasileiro Eduardo Vargas tornou-se o diretor da Graymatics para o Brasil no final de 2022 e conta que Singapura é excelente em desenvolvimento de tecnologias que ainda não estão consolidadas no Brasil, como as nossas soluções para cidades inteligentes. A Graymatics já é líder mundial em processamento multimídia no mundo e utiliza parâmetros de Inteligência Artificial para transformar câmeras em recurso inteligente para melhorar a segurança, gerar insights e dados de comportamento da população e resolver problemas de trânsito, por exemplo”, enfatiza Vargas.
Eduardo Vargas conta que, em sua experiência, a união Brasil-Singapura traz o melhor dos dois mundos. “Singapura é um celeiro de inovação tecnológica, possui processos bem definidos e um centro financeiro poderoso. O Brasil agrega em habilidade de comunicação, criatividade e potencial de mercado. Também temos afinidade com tecnologia e visão de futuro, o que nos conecta com os negócios de IA, Machine Learning, IoT e outros”, comenta.
Outro exemplo de negócio que chegou em fevereiro de 2023 para o Brasil é a startup Profile Print, que trouxe uma tecnologia baseada em IA, que analisa de forma preditiva e prescritiva ingredientes alimentícios como café, cacau, grãos, açúcar e sucos, com um analisador portátil e uma plataforma de software em apenas alguns segundos. Essa solução tecnológica pode potencialmente revolucionar a cadeia de suprimentos de ingredientes alimentícios, capacitando avaliadores e acelerando o processo, reduzindo significativamente o ciclo de vendas em cerca de 10 vezes.