Já imaginou se você pudesse apertar um botão no seu negócio e descobrir quais clientes são maus pagadores? Como isso poderia facilitar a sua operação, não é mesmo? Pois é, isso não é mais um sonho difícil de ser alcançado. A inteligência artificial vem para ajudar nisso.
E não se trata de ter uma bola de cristal, ler borra de café ou as linhas das mãos. É uma detecção objetiva e assertiva e que vai te ajudar a avaliar o banco de dados de clientes de forma precisa.
Aqui neste artigo você vai entender como a Inteligência Artificial permite essa identificação.
A importância da avaliação de crédito
Se você tem uma empresa, você precisa pensar na segurança dela em todos os aspectos.
O funcionamento saudável de uma empresa que oferece crédito depende muito de seus clientes e da capacidade deles de cumprir com as suas obrigações financeiras. É aí que entra a Análise de Crédito.
Abaixo estão os pontos-chave que destacam a importância dessa prática:
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Menor risco financeiro
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A análise de crédito é importante para que a empresa identifique os maus pagadores e saiba para quem pode emprestar dinheiro, vender a prazo e oferecer outros produtos de crédito com menor risco.
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Aumento de capital
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Um negócio economicamente saudável é um negócio que cresce. Então adotar a prática de análise de crédito ajuda a corporação a aumentar seu capital, impulsionando o crescimento econômico.
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Estabilidade do Sistema Financeiro
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Parece um pouco extremo, mas é uma realidade. Em 2008, a ineficiência na análise de crédito do setor imobiliário causou uma crise que abalou o sistema financeiro no país. Então é uma forma de evitar transações arriscadas e contribuir com a saúde financeira do mercado.
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Determinação de Taxas de Juros:
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As taxas e juros são formas de equilibrar os déficits financeiros que podem ser causados por um cliente de alto risco. Então a análise de crédito ajuda a calcular as taxas que seriam adequadas para um determinado cliente.
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Para descobrir e identificar futuros mal pagadores e evitar ou prever riscos, ferramentas como 1datapipe surgem como grandes aliadas. Na plataforma, empresas podem conferir pontuações geradas por inteligência artificial que traduzem se um indivíduo tende a ser um bom pagador ou não.
O que é Inteligência Artificial?
O conceito de inteligência artificial como uma imitação da inteligência humana é bem antigo, datado da década de 20. Claro que na época a ideia não havia sido colocada em prática ainda, mas o conceito foi evoluindo e ganhou o nome em 1956, quando John McCarthy batizou a área de Inteligência Artificial.
Hoje, a inteligência artificial é definida como a capacidade de uma máquina realizar tarefas complexas, inclusive para um ser humano.
Ela abrange tecnologias como:
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Machine Learning – uma técnica que analisa dados e automatiza a criação de modelos de análise. Elas oferecem soluções para treinar máquinas através de dados, algoritmos e APIs, por exemplo.
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Deep Learning – Se destaca em reconhecer e classificar padrões em um conjunto de dados. Um exemplo são chatbots que têm uma interação humanizada e eficiente, capaz de interpretar o que é digitado pelo usuário.
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Processamento de Linguagem Natural (PLN) – Como o próprio nome diz, essa tecnologia tem a intenção de se aproximar da linguagem humana. Um exemplo é o Chat GPT, que consegue entender, interpretar e gerar a linguagem humana.
Como a Inteligência artificial ajuda a identificar maus pagadores?
A Inteligência Artificial pega um volume gigante de informações que você precisa para avaliar seu futuro cliente em um lugar chamado Big Data. Não estamos falando de um local físico e sim de um conglomerado de dados que reúne tudo o que você precisa para detectar os maus pagadores.
Mas veja só, você sozinho não consegue fazer essa avaliação. Não na velocidade que seria ideal, pelo menos. Então a inteligência artificial faz isso para você. De maneira simplificada, ela escaneia esses dados, verifica quais são relevantes ou não e detecta padrões em questão de minutos.
É quase como usar um microscópio que dá visibilidade a detalhes que seriam invisíveis a olho nú. Já ouviu falar em encontrar agulha em palheiro? Separar o joio do trigo? Pois é exatamente isso que a Inteligência Artificial vai fazer com seus clientes.
Principalmente com o auxílio do Deep Learning, as IAs têm usado os algoritmos para reconhecer o comportamento dos clientes de maneira data-driven. Assim, a empresa é capaz de tomar uma decisão que reduza os riscos de crédito.
Isso porque a IA é capaz de organizar e traduzir dados confusos, dando mais clareza às informações. O resultado? Uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.
Além disso, quando empregadas em outras áreas, as IAs também auxiliam na descoberta de gargalos e pontos fracos em seus processos, aumentando a eficiência operacional.