Pela primeira vez na história, a milenar Universidade de Oxford anuncia a criação de uma cadeira (post-holder) a ser ocupada por um representante brasileiro. A informação foi confirmada hoje (20) pela Universidade, em seu site oficial, junto ao anúncio do endowment/doação de £ 5 milhões (aproximadamente R$ 30 milhões) realizada pela SAIL for Health, empresa brasileira fundada por Marina Domenech, que tem como missão ser um catalisador de forças, reduzindo as distâncias entre indústria e academia e promovendo um ecossistema de saúde pública cada vez mais forte.
“O Brasil e a América Latina devem não apenas figurar nesse mapa global de desenvolvimento de novos fármacos e vacinas, como ocupar um lugar de destaque. Criar a cátedra de Global Health in Clinical Development na Universidade de Oxford, ocupada por um representante do nosso país, irá atrair mais atenção e mais recursos para o desenvolvimento clínico no Brasil, especialmente para doenças tropicais e com foco em saúde de povos originários”, afirma Marina Domenech.
A Universidade de Oxford desembarca no Brasil nos próximos meses com sua primeira sede própria fora do Reino Unido. A Oxford Latam Unit irá desenvolver projetos voltados à educação (formar uma nova geração de cientistas), desenvolvimento clínico (tornar a América Latina cada vez mais atrativa para a condução de pesquisas e desenvolvimento de fármacos e vacinas) e advocacy (suporte à pesquisa clínica com foco em saúde em pública). Os primeiros cursos terão inscrições abertas ainda em 2023.