A integração entre os diversos meios de transporte é uma pauta recorrente quando se fala sobre a infraestrutura e as etapas que fazem parte do ecossistema econômico das cidades. Ao mesmo tempo que essa alternativa se torna cada vez mais viável para o desenvolvimento das regiões, a KORSA Riscos & Seguros traz uma abordagem pouco pensada a respeito da logística no transporte de cargas.
É preciso avaliar o processo como um todo em prol de melhorias e investimentos para uma estruturação de maior qualidade e eficiência nas regiões, e com isso, é necessário considerar todos os detalhes da logística para conseguir soluções que atendam a todas as condições de deslocamento das mercadorias até o destino final.
O projeto de integração das modalidades de transporte é o caminho para a eficiência no deslocamento de cargas e também de pessoas, funcionando como uma medida que visa destravar alguns pontos da logística rumo a uma ampliação comercial a nível global. Com a proposta potencializar a economia do país, a integração multimodal planeja reduzir custos e melhorar o tempo, porém para que a solução máxima seja alcançada, a KORSA Riscos & Seguros aponta alguns tópicos, como esclarece o presidente da empresa, James Theodoro.
“O sistema econômico é fortalecido com as comercializações e definitivamente o fator tempo e custo são decisivos no momento do cliente fechar uma compra. Se tratando da entrega, é importante destacar que os transportes realizados por modais ferroviários e/ou marítimos (cabotagem) tendem-se ao longo do prazo, além de que em ambas as modalidades, a última milha é feita por caminhão, reforçando a ideia inicial de caminhão uma solução que perceba essas particularidades”, diz o executivo.
Já a análise referente à redução de custos, com a multimodalidade, existe a necessidade de transbordo de mercadorias o que exige diversas outras operações de carga e descarga além de despesas com o armazenamento, sendo um contraponto imperativo quanto a essa questão.
Se falando em modalidade de transportes, o terrestre é o mais utilizado no deslocamento das cargas atualmente, assumindo 63% em comparação com os demais modais, e terá papel fundamental na logística mesmo após a implementação da integração multimodal, já que é o único que alcança todas as regiões. Com essa certeza, reforçar a carência de recursos eficientes que solucionem problemas antigos na cadeia logística, como segurança e revitalização das estradas, e adoção urgente de medidas que promovam melhores condições de trabalho para os motoristas de cargas, como defender a KORSA em constantes pautas e debates.