– Receita do grupo aumentou 8,4% em relação ao ano anterior, para CHF 233,4 milhões no terceiro trimestre de 2023. Já o EBITDA ajustado, cresceu 14,1% em relação a 2022, para CHF 47,9 milhões, com uma margem de 20,5%, refletindo a contínua disciplina de custos
– Com o programa de excelência operacional entregue antes do planejado, houve uma economia de custos de CHF 27 milhões alcançada até o final de setembro de 2023, em comparação com a meta de CHF 15 milhões para o ano inteiro
– A projeção de crescimento de receita para o ano de 2023 foi revisada para um dígito alto (anteriormente dois dígitos) com meta de margem EBITDA ajustada inalterada de 24-25%; orientação de médio prazo mantida
– Destacam-se algumas mudanças na operação para impulsionar os resultados, com nomeações estratégicas, incluindo Chief Strategy & Partner Officer, Chief Information Officer, Presidente LATAM e Presidente Regional DACH
A SoftwareOne Holding AG, fornecedora líder global de software e soluções em nuvem, publica sua consolidação de resultados do terceiro trimestre de 2023. Diante disto, o CEO da SoftwareOne, Brian Duffy, comenta: “Em um cenário de condições geopolíticas e macroeconômicas cada vez mais voláteis, aproveitamos a amplitude do nosso portfólio, experiência e alcance global, para gerar resultados de negócios para os clientes, bem como resultados consistentes para o terceiro trimestre de 2023”, afirma.
Durante o trimestre, a EMEA – região que contempla Europa, Oriente Médio e África, manteve-se resiliente, enquanto a APAC (Ásia-Pacífico) demonstrou um excelente impulso contínuo. Já a NORAM (Canadá, Estados Unidos e México), registrou um comportamento de compra mais cauteloso por parte dos clientes e ciclos de vendas mais longos, predominantemente como resultado de preocupações macroeconómicas.
Dada esta perspectiva mista, a SoftwareOne revisou sua projeção de receita para o ano de 2023 para um crescimento elevado de um dígito. Desta forma, graças ao seu foco na excelência operacional e no controle de custos, foi possível manter a meta de margem EBITDA ajustada de 24-25%.
Além disso, a companhia continua a apostar em progressos significativos na construção de uma base sólida para uma execução aprimorada, por meio da implementação do discurso “Ignite, Focus and Accelerate”. Neste sentido, as novas nomeações de liderança contribuirão ainda mais para impulsionar a excelência em vendas e fortalecer parcerias e alianças importantes.
Assim, neste momento, a empresa projeta que as equipes em todo o mundo apoiem a preparação do cliente e impulsionem a implementação do Microsoft 365 Copilot em escala. Organizacionalmente, a SoftwareOne também vem aproximando suas duas linhas de negócios (Marketplace e Serviços), sob a liderança do Presidente de Software e Nuvem, Bernd Schlotter, a fim de promover uma abordagem baseada em resultados para os clientes à medida que continua a sua jornada de transformação.
A partir disso, o CFO da SoftwareOne, Rodolfo Savitzky, complementa: “Nosso foco no crescimento lucrativo gerou resultados sólidos no terceiro trimestre de 2023, incluindo forte progressão de margem. No final de setembro, havíamos conseguido uma economia de custos de 27 milhões de francos suíços como parte do programa de excelência operacional, muito acima da nossa meta de 15 milhões de francos suíços, com progresso contínuo em todos os três pilares”, ressalta.
Segundo Savitzky, no âmbito comercial, a SoftwareOne implementou com sucesso ferramentas de cross-selling baseadas em IA em todo o mundo, além de investir em iniciativas de preços em mercados selecionados. “Estamos quase finalizando a otimização da nossa rede de prestação de serviços e de transição de recursos para centros de serviços partilhados. Continuamos ainda mais confiantes e totalmente empenhados em cumprir nossa meta de 50 milhões de francos suíços de economia de custos anual até ao próximo ano”, destaca.
Números-chave do Grupo
No terceiro trimestre de 2023, a receita do grupo cresceu 8,4% e 3,9% (YoY) em moeda constante (ccy) e reportada, respectivamente, para CHF 233,4 milhões, em comparação com CHF 224,6 milhões no período do ano anterior. Assim, o fortalecimento do CHF frente a várias moedas importantes, incluindo EUR, USD e GBP, levou a um impacto negativo da conversão cambial de cerca de 4,5 pontos percentuais nas receitas.
Crescimento sólido nos principais mercados
Por região, a EMEA registrou outro trimestre sólido, com um aumento de receitas de 9,6% em relação ao ano anterior, para CHF 136,7 milhões, motivado por um forte impulso no Reino Unido, Holanda e Espanha, com um desempenho consistente no DACH.
A NORAM aumentou a receita em 4,7% em relação ao ano anterior, para CHF 36,0 milhões no terceiro trimestre de 2023, devido a gastos cautelosos dos clientes e ciclos de vendas mais longos.
Receita por região
A APAC sustentou um forte crescimento de receita, um aumento de 19,8% em relação ao ano anterior, para CHF 35,9 milhões no terceiro trimestre de 2023, impulsionado por excelentes resultados contínuos em toda a região em ambas as linhas de negócios.
Para acelerar o crescimento na América Latina, uma nova liderança está em vigor desde primeiro de outubro.
Momento de crescimento contínuo em todas as linhas de negócios
A receita em Software & Cloud Marketplace cresceu 5,7% ano a ano para CHF 121 milhões no terceiro trimestre de 2023, em comparação com CHF 119,4 milhões no mesmo período do ano anterior. O faturamento bruto nos negócios da Microsoft totalizou US$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre de 2023, um aumento de 9% em comparação com o terceiro trimestre de 2022. Além disso, o crescimento da receita nos negócios da Microsoft no terceiro trimestre de 2023 esteve amplamente em linha com o segundo trimestre de 2023.
Adicionalmente, o crescimento da receita em outros ISVs melhorou ligeiramente em comparação com o desempenho do segundo trimestre de 2023.
Números-chave: Mercado de software e nuvem
A margem de contribuição cresceu 6,6% em relação ao ano anterior para CHF 104,2 milhões no terceiro trimestre de 2023, com a margem melhorando para 86,1% da receita. O EBITDA ajustado cresceu 16% ano a ano para CHF 63,2 milhões no terceiro trimestre de 2023, em comparação com CHF 58,1 milhões no mesmo período de 2022.
Software & Serviços de Cloud
Os serviços de software e nuvem geraram um crescimento de receita de 11,4% em relação ao ano anterior, para CHF 112,4 milhões no terceiro trimestre de 2023, acima dos CHF 105,2 milhões no mesmo período de 2022.
O crescimento foi impulsionado pelas principais linhas de serviços, Digital Workplace e Software Sourcing & Portfolio Management (anteriormente conhecido como ITAM), com um impulso particularmente forte na Beniva, um parceiro da ServiceNow adquirido em meados de 2023. O declínio nos serviços legados desacelerou a partir de uma base mais baixa.
Números-chave & Serviços de Cloud
O foco no cross selling continuou com 72% da receita LTM (até 30 de setembro de 2023) gerada por c. 15,8 mil clientes que compram software e serviços, acima dos 15,1 mil de um ano atrás. Neste sentido, a margem de contribuição aumentou para CHF 43,9 milhões no terceiro trimestre de 2023, elevando a margem para 39%, impulsionada pela otimização da rede de distribuição.
O EBITDA ajustado foi de CHF 1,3 milhão no terceiro trimestre de 2023, em comparação com CHF 1,4 milhão no mesmo período do ano anterior. A margem foi de 1,2%, praticamente em linha com o ano anterior, refletindo investimentos no desenvolvimento de negócios para impulsionar um maior crescimento.
Foco no crescimento lucrativo
O EBITDA ajustado para o terceiro trimestre de 2023 foi de CHF 47,9 milhões, aumentando 14,1% em termos anuais de ccy, impulsionado pelo crescimento limitado de SG&A de 6,7% em termos anuais de ccy, como resultado de medidas de excelência operacional.
Durante os primeiros nove meses de 2023, a empresa obteve economias de custos de CHF 27 milhões contra uma meta anual de CHF 15 milhões, impulsionada pelo reequilíbrio dos recursos de vendas e iniciativas de cross selling impulsionadas pela IA, otimização da rede de prestação de serviços e transição de recursos para centros de serviços compartilhados.
Assim, espera-se que as reduções de custos atinjam 50 milhões de francos suíços em uma base anualizada a partir de 2024, sendo até 50% reinvestidos em áreas estratégicas de crescimento.
Projeção de receita revisada para o ano inteiro de 2023
Predominantemente, como resultado de uma deterioração no ambiente macroeconômico, a SoftwareOne atualiza a sua projeção de receitas para o ano inteiro de 2023 da seguinte forma:
- Elevado crescimento de receita de um dígito (anteriormente de dois dígitos) para o grupo em moeda constante;
- Margem EBITDA ajustada de 24-25% da receita (inalterada);
- Taxa de distribuição de dividendos de 30-50% do lucro ajustado do ano (inalterado).
A orientação de médio prazo é mantida, com crescimento de receita mid-teens, margem EBITDA ajustada acima de 25% e índice de distribuição de dividendos de 30-50% do lucro ajustado do ano.
Revisão estratégica
A revisão estratégica anunciada pelo Conselho de Administração em 24 de julho de 2023 está a decorrer conforme planejado. O Conselho continua a fazer progressos significativos na avaliação de várias opções para criação de valor, incluindo continuar a operar como empresa pública, uma fusão ou venda da organização, bem como outras possíveis transações estratégicas.
O Conselho continua focado em gerar valor para os acionistas e agir no melhor interesse da SoftwareOne e de todas as partes interessadas. O Conselho espera compartilhar mais atualizações sobre a revisão estratégica no devido tempo.
Por fim, os documentos de atualização comercial do terceiro trimestre de 2023 podem ser encontrados no site da SoftwareOne, na central de resultados.
SoftwareOne
A SoftwareOne é uma fornecedora líder global de software e soluções em nuvem que está redefinindo a forma como as organizações constroem, compram e gerenciam tudo na nuvem. Ao ajudar os clientes a migrarem e modernizarem seus workloads e aplicativos – e, paralelamente, navegarem e otimizarem as mudanças resultantes de software e nuvem – a SoftwareOne revela o valor da tecnologia. Os 9.250 colaboradores da empresa são motivados a fornecer um portfólio de 7.500 marcas de software com capacidade de vendas e entrega em 90 países. Com sede na Suíça, a SoftwareOne está listada na SIX Swiss Exchange sob o símbolo SWON. Visite-nos aqui.