Faltam apenas alguns dias para o Natal, mas o espírito festivo não parece estar cativando os brasileiros nas redes sociais, de acordo com o último Relatório de Clima Emocional (ECR) da agência Latam Intersect PR. Em vez disso, este ‘’Raio-X’’ único de emoções expressas em torno do tema Natal nas plataformas de mídia social mais populares mostra mais tristeza, surpresa e até medo do que felicidade!
Essas medições foram geradas pelo parceiro estratégico da agência, Delta Analytics BV, cujas plataformas acompanharam todas as conversas nas redes sociais sobre o assunto no Brasil na sexta-feira, 15 de dezembro.
Enquanto o Instagram dominou as menções de tristeza antes dos dias de Natal, o Facebook, o LinkedIn, o TikTok e o Twitter também mostraram sua cota de amargura. A felicidade refletiu-se em algumas das conversas no Facebook, Linkedin e X (Antigo Twitter), com uma parcela menor do total de emoções expressas no TikTok e no Youtube. A surpresa dominou a temperatura emocional no Youtube, além de estar bem representada no Instagram, enquanto o medo também esteve presente no LinkedIn, Twitter, TikTok, Facebook e Youtube.
“As emoções extremamente confusas estão aí para serem vistas, e é outra história adivinhar o que exatamente aconteceu com os brasileiros no período que antecedeu o Natal”, comenta Roger Darashah, codiretor da Latam Intersect PR. “É claro que devemos nos lembrar de um ano atrás, quando o então Presidente eleito Lula assumiu o seu mandato, prometendo uma nova era de estabilidade econômica e política. Deixando de lado o dia 8 de janeiro, o ano de 2023 viu o Brasil seguir em grande parte esse caminho, mas agora que estamos chegando ao final dele, talvez haja mais nuvens de tempestade no horizonte, tanto interna quanto externamente.”
Ele acrescenta: “Venezuela e Guiana, violência crescente, Milei na Argentina, as ondas de calor que estão afetando grandes partes do país e o potencial impasse no Congresso, qualquer um desses fatores pode estar fazendo com que muitos brasileiros online se sintam tudo menos felizes quando trata-se de falar sobre o Natal!”
“O que é fascinante sobre o ECR é que ele não é prescritivo – ele apenas ouve – mas também oferece aos analistas a oportunidade de se aprofundar para compreender as fontes e motivações por trás dessas emoções, e como diferentes meios de comunicação, plataformas e tópicos de conversa influenciam como o público e as notícias comunicam seus sentimentos online”, conclui Roger.