A chegada das celebrações de fim de ano, com duas das datas mais importantes para o setor varejista, o Natal e o Ano Novo, aquecem as vendas e mobilizam os empresários. Na tarde da última sexta-feira (22), o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, realizou uma visita técnica à mais nova unidade do Supermarket, maior rede associativista do país, que chega ao fim de 2023 comemorando o sucesso de seu projeto de expansão no estado do Rio de Janeiro.
O executivo comemorou o anúncio da rede, que encerra 2023 com a abertura de nove lojas – chegando a 134 unidades – e o faturamento batendo à casa dos R$ 8,5 bilhões. O presidente Queiróz destacou o espírito empreendedor do Supermarket, que inaugurou, recentemente, sua loja conceito, localizada no condomínio Blue, região nobre da Barra da Tijuca, unindo supermercado e conveniência, com mais de 13 mil itens à disposição dos clientes.
“Quero agradecer ao setor supermercadista pelo ano incrível de 2023 e parabenizar o Supermarket, em especial, pela garra e disposição de empreender no estado do Rio de Janeiro. A expansão da rede é fruto de um grande trabalho desemprenhado pela direção da marca e seus colaboradores. Esse crescimento gera empregos e renda, além de impulsionar a economia do nosso estado. Tenho certeza que 2024 será ainda melhor!”, comemora o presidente da ASSERJ.
A expansão da rede Supermarket tem sido potencializada pela abertura de unidades cada vez mais modernas e espaçosas, oferecendo mais conforto para os clientes e produtos com maior valor agregado. A nova loja na Barra da Tijuca, recém inaugurada, marca um próximo passo para a rede: o conceito unindo supermercado e conveniência. A unidade do condomínio Blue oferece mais de 13 mil de itens com diferenciais em todas as categorias oferecidas, com opções importadas, artesanais e novidades trazidas em parceria com a indústria. Pensando no público-alvo da região, algumas seções ganharam destaque especial, como perfumaria, adega e saudáveis.
O atendimento é um ponto focal, com profissionais especializados nas áreas de vinhos, cafés, perfumaria, carnes e saudáveis. Na área de sustentabilidade, a loja conta com carregadores gratuitos para carros elétricos. A rede implementa também a sua primeira collab, com uma marca de moda praia assinando estampas exclusivas para bolsas reutilizáveis. Outra novidade é o Supermarket Experiência, um container que vai, a partir de janeiro, oferecer diferentes experiências sensoriais com uma programação de shows em parceria com a Heineken.
Nessa loja há ainda grande destaque para a tecnologia, com diversos painéis de led e digital signage, self check-out, além de um simpático robô que oferece informações e leva clientes até os produtos solicitados. O espaço ainda vai oferecer uma Pet Shop com atendimento hospitalar 24 horas, praça de alimentação, Área Kids e outros serviços para facilitar o dia a dia do consumidor.
Além da loja na Barra da Tijuca, foram abertas unidades na Freguesia, em Jacarepaguá; Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Nova Friburgo, na Região Serrana; Búzios e Saquarema, na Região dos Lagos; Cordeirinho, em Maricá; Arsenal, em São Gonçalo; e Piabetá, em Magé. O projeto de expansão incluiu a mudança para uma nova sede, também na Barra da Tijuca, para abrigar, com mais conforto, a equipe e as novas contratações para acompanhar o crescimento do Supermarket.
Em seu discurso, o presidente Queiróz também destacou a expectativa positiva para as vendas de Natal.
“As vendas devem subir cerca de 10% no período das festas, com ticket médio para as compras especiais da ceia girando em torno de R$ 384,42, valor que deve ser dividido entre os familiares para 57% dos fluminenses”.
Os dados são da pesquisa da ASSERJ, em parceria com a consultoria Future Tank, sobre o comportamento dos fluminenses neste Natal. O levantamento também revelou que cerca de 73% das pessoas vão celebrar a data especial com uma bela ceia preparada em casa. Outros 51% informaram que terão como prato principal, as tradicionais aves natalinas, como peru ou chester. Entre as bebidas que serão consumidas, as preferidas vão ser a cerveja (39%) e o vinho (19%).
Também participaram da visita técnica ao empreendimento, ao lado do presidente da ASSERJ, o executivo Paulo Bonifacio, presidente da rede Supermarket e o diretor da rede, Berg Gonçalves. Além do diretor da Nestlé, Flávio Pires; o diretor da AMBEV, Bernardo Kaufman e Georgeton Nascimento Teodosio, diretor da M Dias Branco.
ASSERJ
Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
Mais informações: https://asserj.com.br/
Instagram: @asserjsupermercados
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/