Nesta segunda-feira (20), o comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou uma importante medida, a isenção de imposto de importação para três tipos de arroz. A iniciativa visa garantir o abastecimento do produto, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, estado responsável por boa parte do arroz produzido no Brasil.
Com a decisão, dois tipos de arroz parboilizado e um tipo polido/brunido foram incluídos na lista de exceção do imposto. A isenção tem validade até 31 de dezembro de 2024. Com isso, o governo pretende evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no país, por conta de algum desequilíbrio entre a oferta e a procura.
Para o primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados e presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, a decisão deve surtir efeito rapidamente, pois facilitará a aquisição do produto de imediato. “A iniciativa da Camex chega em boa hora. Apesar dos produtores gaúchos terem colhido 82% da safra deste ano, eles ainda podem enfrentar alguma dificuldade para escoar com velocidade sua produção. Por isso, ao zerar as tarifas de importação, os fornecedores e os supermercadistas terão maior oferta do produto, evitando a possibilidade de escassez do arroz e, ao mesmo tempo, mantendo o preço justo, para todos”, finaliza o executivo.
Mais informações: https://asserj.com.br/
Instagram: @asserjsupermercados
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/