O Twitter, uma das redes sociais mais populares da última década, encerrou oficialmente suas operações, deixando milhões de usuários em busca de alternativas para manter suas conexões e compartilhar conteúdo profissional. O impacto da plataforma, especialmente em setores como comunicação, marketing e jornalismo, foi significativo, e agora, muitos se perguntam qual será o próximo passo.
Segundo a estrategista digital Gigi Coutinho, o “X” era uma ferramenta importante na criação de conteúdo, principalmente para gerar autoridade: ”Para os meus clientes formadores de opinião, eu sempre orientava que o ideal era criar um perfil no X para micro conteúdos, como frases de insights para aumentar a percepção de autoridade no tema. Com o encerramento dessa plataforma, a mudança para uma nova exige planejamento estratégico. Quem vive de internet, como jornalistas, criadores de conteúdo e especialistas de marketing, precisará adaptar seu estilo de comunicação”, comenta a estrategista digital.
Mas, afinal, qual plataforma digital vai ficar no lugar do falecido X? Entre famosos e influenciadores digitais, a primeira opção tem sido a mais escolhida até agora, já que o Threads é vinculado ao Instagram, uma rede social já conhecida em solo nacional, o que é visto como um facilitador na hora de criar uma conta no universo digital. Além dele, existe também o BlueSky que já vem sendo cotado como um dos substitutos para o antigo Twitter.
De acordo com a estrategista digital, Gig Coutinho usar o Threads pode ser um caminho, mas é preciso experimentar novas plataformas de conteúdo para gerar conversas com seus pares, clientes ou parceiros de negócios: “Além do Threads, experimentar o BlueSky como uma aposta a longo prazo pode ser uma boa estratégia. Além dessas duas opções, outra plataforma pode ser o LinkedIn, que continua sendo uma opção sólida para quem quer criar autoridade em setores como negócios, marketing e tecnologia”, orienta a especialista em marketing digital.
O único grande influenciador presente no BlueSky, até o momento, é Felipe Neto, que tem defendido elogiado (e defendido) o novo espaço digital. “A maioria dos famosos foi pro Threads pela quantidade de seguidores que já tinha lá. Eu amei aqui até agora”, escreveu o youtuber por meio da própria plataforma BlueSky.