– Empresa com 13 anos de atuação é um dos principais players do mercado no segmento de comunicação e publicidade para healthcare
– Entre seus clientes com anos de fidelização estão grandes companhias como Coca-Cola, EMS, Sanofi/Medley, Cristália, Abbott e Althaia
Ser o melhor ecossistema criativo, a fim de construir, comunicar e criar experiências, ativações e publicidade para mercados especializados. Essa é a missão da Cacau, agência de comunicação com foco em publicidade e eventos, que já conta com 13 anos de atuação. Posicionada como um dos principais players do segmento, que oferece serviços especializados para o setor de healthcare, o objetivo da Agência agora é, até 2025, tornar-se uma das 5 maiores agências nacionais de publicidade em healthcare do país.
Já para 2024, a Cacau projeta crescer 20%, atingindo um faturamento de 30 milhões. Segundo o CEO da Agência Cacau, Cássio Naressi, o intuito é atingir este marco expandindo os mercados de atuação da empresa por meio dos serviços já oferecidos aos clientes. Para se ter uma ideia, em um estudo realizado em setembro deste ano, a agência identificou dentro dos clientes oportunidades de crescimento de forma linear em 20% para 2024. “Hoje nossa expertise é amplamente reconhecida e valorizada pelos clientes. Este vínculo de confiança não apenas abre caminhos para novos projetos com nossos clientes atuais, como fortalece a relação de parceria com os mesmos”, afirma Naressi.
Mais do que serviços, propósito
Muito além de entregas de alta qualidade, o cerne da Cacau é a busca da melhor ideia que solucionará o problema do cliente ou o elemento catalisador de seu sucesso. De acordo com a VP de Estratégia da Cacau, Camila Bessa, a empresa está sempre pautada pela inquietude, criatividade e estratégia. “Acreditamos que uma boa ideia pode transformar a percepção das pessoas em relação a um produto ou serviço. Assim, todo o nosso trabalho parte de boas ideias, para que criemos conceitos, peças de comunicação impactantes e ações relevantes para nossos parceiros”, ressalta.
Para isso, a Cacau insere os clientes no centro de tudo que faz. Camila explica que as narrativas da agência florescem justamente a partir de metodologias de construção a quatro mãos com os clientes. “Cada etapa da jornada de trabalho é compartilhada. Queremos posicionar a Cacau como uma agência de pessoas que ajudam pessoas. Por isso, segmentamos clientes e jobs com a personalidade de cada colaborador”, comenta Camila.
Nesse sentido, a agência é especialista em estratégia e construção de marcas e um dos seus principais diferenciais é o desenvolvimento de projetos personalizados por uma equipe multidisciplinar dividida em squads, formados por profissionais altamente qualificados. “Esses colaboradores atuam lado a lado com os clientes, levando agilidade e performance para os resultados entregues”, reforça Camila.
Do lado do branding, os serviços da Cacau incluem identidade de marca, posicionamento visual, verbal e de produto, organização de portfólio, design de marca e produto, e, ainda, naming. Já em comunicação, atua com planejamento estratégico de campanha, estratégia criativa, de publicidade na mídia, e criação de conceitos e conteúdos. E a área de Live Marketing desenvolve planejamento estratégico de eventos, criação de conceitos, produção executiva e técnica. Atualmente, 60% da receita da agência provém de criação e publicidade e os outros 40% de eventos (Live Marketing).
Somente em 2023, a empresa investiu mais de R$ 500 mil em plataformas de pesquisas e dados para auxiliar suas defesas de mídia e planejamento estratégico. Em 2024, o plano é ampliar esse montante para R$ 750 mil. “Investimos muito em pesquisa para construirmos narrativas através de dados. Este direcionamento em tecnologia é importante, pois nos preocupamos em estar munidos da informação correta e de dados que possam comprovar a nossa opinião e planejar a estratégia com maior assertividade”, destaca Camila.
Trajetória de sucesso
Desde 2010, a Cacau já atendeu mais de 70 marcas e realizou mais de 2 mil eventos. Apenas em 2023, foram mais de 300 eventos realizados e 78% das concorrências do mercado ganhas. “Os clientes que conquistamos na trajetória da Cacau e mantemos até hoje já é um indicador importante sobre a nossa atuação como parceiros estratégicos, dispostos a atender as necessidades e especificidades das companhias”, comenta Naressi.
Entre os principais clientes com anos de fidelização estão grandes empresas como Coca-Cola, EMS, Sanofi/Medley, Cristália e Abbott. Hoje, a Cacau conta com 21 clientes ativos e 52 colaboradores. Para 2024, a previsão é chegar a 67 colaboradores e, em 2025, dobrar o quadro, chegando a 100 colaboradores. “Nosso crescimento está pautado em 2 pilares. O primeiro são os clientes atuais. Estamos focados em sermos melhores dentro deles. O Segundo em novos clientes de distintos mercados e, para isso, seguimos apostando em um plano de crescimento sólido, investindo em pessoas, qualidade e fortalecimento de marca”, finaliza Naressi.
Cacau
A Cacau nasceu com a habilidade de mudar com o mundo, a cada minuto, na velocidade das novas tecnologias e comportamentos. Começou com live marketing antes mesmo do segmento se chamar assim. E evolui para fazer tudo o que uma marca precisa. Essa disposição para se adaptar tornou-se rapidamente uma cultura, que promove ideias que atraem, engajam e convertem em qualquer formato. Não dá para esperar mais do mesmo da Cacau. Ela é feita de gente que gosta de fazer perguntas (especialmente inesperadas). E também de gente que adora entregar respostas (principalmente as detalhadas). São especialistas com diversas trajetórias que se juntam de diferentes maneiras para transformar desafios em oportunidades, mudando formatos, opiniões e até expectativas, porque a cada briefing, cliente, objetivo, tendência, profissional, novidade ou seja lá o que for, nasce uma nova Cacau.