A Localiza, líder no mercado de aluguel de carros na América Latina, tem investido constantemente em tecnologia e inovação para melhorar a jornada de mobilidade do cliente de ponta a ponta. Tanto que foi a primeira locadora do país a oferecer uma solução 100% digital para aluguel de carros e, agora, inicia uma nova fase com a inauguração de um ponto totalmente autônomo para retirada de carros no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Com o Localiza Fast o cliente percorre toda a jornada de aluguel de forma digital sem necessidade de pegar um transfer e passar por um atendimento humano. Em breve, a comodidade estará disponível também no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A solução, que existe desde 2017, evoluiu ainda mais com a aquisição da Mobi7, em 2020, que se tornou o braço tecnológico de telemetria e Internet das Coisas da Companhia e acelerou a digitalização da frota, gerando mais eficiência e melhorando a experiência do cliente. A Companhia levou a competência em estágio avançado para dentro de casa e manteve seus investimentos para a evolução da solução, chegando ao modelo atual.
Nesse novo modelo de aluguel, o cliente utiliza o aplicativo Localiza não apenas para fazer a reserva, mas também para digitalizar a carteira de habilitação, autenticação biométrica por selfie, abertura de contrato com assinatura digital e abertura do veículo feita no celular usando dispositivos instalados no veículo. A devolução do carro é realizada na agência mais próxima do aeroporto.
A evolução no atendimento se dá porque a Companhia identificou que cada dia mais os clientes buscam por soluções que os ajudem a resolver suas demandas por meio de processos intuitivos, descomplicados e sem a necessidade de passar por filas. Outro ponto é que o processo autônomo traz mais agilidade e qualifica a experiência do usuário.
Hoje, a opção de autoatendimento tem conquistado um volume crescente de consumidores, a ponto de ter se tornado a escolha de 1 a cada 6 clientes que fecham contratos de locação com a Localiza onde a tecnologia está disponível. O aumento da busca por soluções conectadas impulsionou o avanço de Localiza Fast e estimulou a Companhia a dobrar o número de agências com o serviço disponível entre 2021 e 2022, saltando de 45 para 90 até dezembro de 2022. Em setembro de 2023 desse ano contabilizava 125 agências.
“Localiza Fast é uma resposta à crescente digitalização de processos e rotinas e à maior conectividade dos clientes. Percebemos o potencial de oferecer uma experiência ainda mais tecnológica e surpreendente aos usuários, então, avançamos com a solução para retirada de veículo via aplicativo, sem precisar ir até uma agência física. Enxergamos ser essa uma oportunidade para intensificar e tracionar uma nova avenida de para grandes transformações nas soluções de mobilidade urbana do país”, explica Elvio Lupo, diretor executivo de Aluguel de Carros da Localiza&Co.
Hoje, em poucos cliques o cliente consegue ter acesso a um carro alugando, escolhendo o modelo de sua preferência – entre um mix variado -, efetivar a reserva, definir a forma de pagamento e retirar o carro sem passar pelo atendimento da loja. “Nossa ambição é acelerar a adoção da tecnologia em nossa rede de agências. Assim, vamos escalar o encantamento dos clientes com uma experiência totalmente digital, ágil, fluída e disponível na ponta dos dedos. O processo é tão fácil e rápido que tem conquistado os clientes e gerado uma satisfação significativamente maior do que o tradicional”, aponta Lupo.
Presença estratégica no país
Com mais de 50 mil carros disponíveis para aluguel, Localiza Fast está presente em locais estratégicos no país, entre aeroportos e agências de bairro, onde o cliente pode chegar e se dirigir diretamente ao carro e iniciar sua experiência de mobilidade.
Localiza Fast é uma tecnologia proprietária da Localiza foi a primeira da América Latina 100% digital e touchless voltada para o aluguel de carros. Ela permite ao usuário percorrer toda a jornada de mobilidade na tela do celular sem necessidade do atendimento humano. Toda a tecnologia embarcada na solução é Localiza, desenvolvida pela Mobi7 e utilizando IoT, assim, o cliente têm uma experiência touchless que proporciona maior agilidade e comodidade.
Como funciona Localiza Fast?
A experiência começa pela reserva do carro, que deve ser feita pelo APP da Localiza, disponível para download para Android e iOS. O cliente seleciona o carro da preferência, o período de reserva, opcionais, define a forma de pagamento, a retirada via FAST e conclui a reserva. Depois, basta ir até a agência para retirar o veículo em menos de um minuto.
Por meio do aplicativo Localiza, o usuário escolhe o modelo do veículo, realiza o pagamento, faz a abertura do contrato após a verificação de biometria. Em seguida, a ferramenta aponta a localização exata do carro, com detalhes como número da vaga, placa do veículo e a foto do modelo escolhido. Quando chegar à vaga determinada, aparecerá na tela o botão “abrir o carro” que, quando acionado, abre o veículo automaticamente. As chaves e o documento estarão no porta-luvas e o cliente já pode sair dirigindo. O processo de devolução do veículo, que já era digital, fecha todo o ciclo de experiência, com o máximo de agilidade.
“Inovação é uma grande aliada das empresas para atrair e reter clientes e no nosso ramo, também. Por isso, nossos produtos são desenvolvidos a partir da necessidade dos consumidores e para agregar mais agilidade e simplicidade a eles”, explica Marcelo Dantas, diretor de Segmentos e Produtos da Localiza.
Localiza&CO
Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo.
Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 5 países da América do Sul, além da forte presença digital.
Redes Sociais
Instagram | Facebook | TikTok | YouTube | Spotify | Twitter | Pinterest