Atualmente, as mulheres constituem a maioria da força de trabalho no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% dos cargos são ocupados por elas. No entanto, o setor feminino ainda enfrenta desafios significativos em termos de representatividade em cargos de liderança.
A baixa presença de mulheres no campo da tecnologia e inovação agrava questões como vieses de design de produtos e algoritmos de inteligência artificial, intensificados pela falta de diversidade. Contudo, houve mudanças nesse cenário ao longo dos anos, Andreia Andreatta, diretora da Preâmbulo Tech, que lidera a área de marketing há mais de 10 anos, tem contribuído para o crescimento da representatividade feminina.
A empresa paranaense, recentemente reconhecida pelo Innovate Curitiba como uma das mais inovadoras da cidade, destaca-se no ecossistema internacional de inovação. A liderança feminina de Andreia Andreatta desempenha um papel fundamental nesse sucesso.
Andreia ressalta sua compreensão do contexto de vida das trabalhadoras. “No Brasil, muitas mulheres líderes no mercado de trabalho também são responsáveis pelo cuidado de crianças e familiares, conciliando com excelência suas múltiplas responsabilidades. Por isso, é crucial que as empresas se preocupem com a qualidade de vida de suas funcionárias e promovam programas de mentoria para mulheres em cargos de liderança. Acredito no fenômeno interessante em que as empresas devem apoiar umas às outras, onde executivas bem-sucedidas abrem portas para outras mulheres. Investir nesse tipo de movimento é um passo inicial que as corporações podem dar para aumentar a presença feminina em cargos de liderança”, afirma a executiva.
Com 35 anos de experiência no mercado, a Preâmbulo Tech que atua em todo o território nacional, com forte presença no Paraná, sendo reconhecida pela Startse/Sling Hub como uma das 10 principais Legal Techs do país desempenhou um papel crucial na premiação que reconheceu Curitiba como a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona.
Um dos destaques da empresa é o software jurídico CPJ-3C, eleito por três vezes consecutivas o mais utilizado por escritórios de advocacia no Brasil, de acordo com pesquisa da Intelijur. Atualmente, o software atende a uma carteira de 6 mil clientes, representando mais de 40 mil usuários, entregando agilidade e eficiência processual.
Para o ano de 2024, a expectativa da empresa é continuar expandindo sua atuação em todas as regiões do Brasil, participando de eventos e investindo em pesquisa e desenvolvimento. “Meu foco e o de toda a equipe, é garantir que nossas soluções estejam sempre atualizadas, com o principal objetivo de explorar parcerias estratégicas para expandir nossa oferta de serviços”, enfatiza a diretora de marketing, Andreia Andreatta.