Nesta quinta-feira, dia 15, influenciadores e artistas estiveram entre os palestrantes mais procurados pelo público. Na palestra “Diversidade e criatividade – como esses dois mundos se conectam?”, Lorrane Silva, psicóloga mais conhecida como Pequena Lô, falou sobre sua experiência como PcD e sua relação com preconceitos: “Quando você tem um olhar ampliado para você mesmo, você pode sair de onde as pessoas te colocam. Você é muito maior do que imagina ser”.
Sabrina Sato esteve no Farani Stage para dividir com a plateia suas vivências no painel “De BBB a Empreendedora”. Junto de sua irmã, Karina Sato, e ao lado da empresária da Camila Farani, ela disse que “sempre ouviu falar que é difícil trabalhar em família, mas para mim sempre foi algo facilitador e prazeroso. Porque os meus irmãos me conhecem desde criança. Meu pai disse que a gente não podia se separar. E foi assim que a gente montou a Sato. Há mais de 20 anos”. Entre os negócios da família, os irmãos criaram agência de talentos, franquia de odontologia e rede de cafeterias.
O artista Gabriel Massan foi o palestrante do painel “De Nilópolis à Madonna”. Ao lado de Olivia Merquior, curadora da conferência BRIFW, ele lembrou sua trajetória: “A desigualdade social afeta os nossos corpos, as nossas mentes, a formação da nossa identidade, e a gente carrega esses medos, esse trauma do faltar durante a vida inteira. Então, eu trago bastante isso no meu trabalho, e eu crio mundos em que os sistemas são governados a partir da ideia de revelar essas situações de desigualdade, não replicar, mas revelar”.
Marcos Piangers, comunicador e escritor, tratou de “Futuros Humanos”. Em sua palestra, fez uma reflexão sobre o futuro e a solidão humana e ressaltou a importância de resgatar a criatividade e a conexão com a criança interior. “A criança é um ser que relembra um mundo novo que a gente já tinha vivido. Todo esse papo adulto de inclusão, inovação, tecnologia e sustentabilidade que a gente fala da boca pra fora é diferente das crianças, que são autênticas”, ponderou.
O artista plástico Vik Muniz refletiu sobre sua trajetória e a arte em “Criatividade é a energia resultante da fricção entre a necessidade e a oportunidade”. Na visão de Vik Muniz, “a arte é a interface entre a mente e a matéria, capaz de criar espaços dialéticos. Não é privilégio. É um direito”. Para ele, o papel do artista nunca foi tão importante quanto agora. Diante de tantas ferramentas que nos trazem facilidades, o ser humano precisa, mais do que nunca, ser provocado. “Arte não é apenas entretenimento”, afirmou.
Mais atrações
Ao longo da arte e da noite, William Egginton, presidente do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade Johns Hopkins, falará sobre “O que é realidade – A Poesia da Física: o que a Literatura nos Ensina Sobre a Natureza da Realidade”, às 15h, em Ciências Para Todos. Ricardo Amorim, um dos economistas mais influentes do país, debaterá o “Impacto da IA no direito brasileiro”, às 18h30, na Plenária RIW. E Asa Jarskog, sweden and Global Inner Development Goals, será a palestrante no painel “Da transformação à Regeneração – novas metas e estratégias de Desenvolvimento Humano”, em Humanare.
GRANDES NÚMEROS DO RIW
3 mil palestrantes
2,5 mil startups
20 mil empregos gerados 75 mil m² de área
28 palcos simultâneos 2,6 bilhões em negócios 150 mil visitantes
350 expositores
19 patrocinadores
29 parceiros
PALESTRANTES DE RENOME NO MUNDO
Nadia Murad, ativista ganhadora do Nobel da Paz
Kip Thorne, físicoteórico ganhador do Prêmio Nobel
Sandrine Dixson-Declève, cientista e liderança ambiental
Vandana Shiva, física e ativista ambiental
Eric Ries, autor do best-seller “Lean Startup”
Uri Levine, cofundador do Waze
Fritjof Capra, físico conhecido pela visão sistêmica da vida
PALESTRANTES DE RENOME NO BRASIL
Ailton Krenak, líder indígena e imortal da ABL
Marcelo Gleiser, físico ganhador do Prêmio Templeton
Fabrício Carpinejar, escritor ganhador do Prêmio Jabuti
Adriana Barbosa, CEO do PretaHub
Suzana Herculano,cientista que estuda a evolução do cérebro
Camila Farani, investidora e empreendedora
Zezé Motta e Larissa Manoela, atrizes Xuxa, ícone da TV e empresária
Luiza Brunet, ex-modelo, ativista e empreendedora
Sabrina Sato, apresentadora e empreendedora
Como participar
RIO INNOVATION WEEK 2024
Quando: 13 a 16 de agosto
Onde: Píer Mauá, na Av. Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro Ingressos e credenciamento de imprensa: rioinnovationweek.com.br
Patrocínio
O Rio Innovation Week conta com patrocínio do Banco do Brasil, Grupo Boticário, Stellantis, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Petrobras, Light através da Lei Estadual do Esporte, Dasa, Repsol Sinopec, Caixa, Carterpillar, PWC, Ibmec, Ticket Serviços, Multiterminais, FNT Telecomunicações, Transpetro e Rio Galeão, além da coparticipação do Sesc e Senac e de parcerias estratégicas com Pesagro-Rio, Proderj, TurisRio, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Secretaria de Transformação Digital e Secretaria de Turismo.