Trazer inovação para o setor de atacarejo e antecipar as necessidades dos(as) clientes é o que o Assaí Atacadista tem realizado nos últimos anos. E com a conversão de pontos de hipermercados, que resultou na maior expansão do varejo e atacado alimentar recente, a Companhia ganhou também um novo e valioso ativo: 239 mil m² de área bruta locável de galerias comerciais – uma das apostas do Assaí.
Com presença, atualmente, em 103 unidades distribuídas por todas as regiões do Brasil, as galerias comerciais ofertam desde serviços como chaveiro, salão de beleza e gráficas a, até mesmo, academia, cinemas e praças de alimentação. O projeto teve início em 2019, mas ganhou força com as conversões realizadas entre 2022 e 2023.
Ao adquirir os espaços, o Assaí preservou ao máximo as galerias existentes e, também, fortaleceu esse conceito no modelo de atacarejo com ampliação das áreas para locação, com a visão clara de proporcionar aos clientes uma experiência diferenciada. “Entendemos que, ao diversificar nossa oferta de produtos e serviços por meio dessas parcerias, trazemos mais comodidade aos nossos clientes, algo que é essencial em nosso setor altamente competitivo”, destaca Fernando Basilio, Diretor de Expansão e Galerias Comerciais do Assaí. Para se ter uma ideia da dimensão do que isso representa, o espaço é o suficiente para alocar mais de 1.300 lojistas e, caso fosse um shopping center, seria o 2º maior do Brasil.
“No Assaí, temos o foco no cliente. Esse é um dos valores que permeia toda a estratégia do nosso negócio”, comenta Basilio. “E isso se desdobra em diferentes frentes de trabalho, como a escolha de uma nova cidade ou um novo bairro, as parcerias com marcas e fornecedores(as) regionais e o mix de produtos e serviços oferecidos nas lojas”, exemplifica. “Alguns desses pontos já possuíam uma área de Galerias e, nas praças, que fizeram sentido com o nosso negócio e para os(as) clientes da região, mantivemos”, pontua Basilio.
É o exemplo do Assaí Anchieta Paulicéia, no ABC Paulista; o Assaí Minas Shopping, em Minas Gerais; Assaí Boulevard, no Rio de Janeiro; Assaí Paralela, na Bahia; Assaí Asa Norte, no Distrito Federal, entre outros. No 2º trimestre deste ano, as Galerias do Atacadista atingiram uma receita de R$ 26 milhões no período, crescimento de 13% ante mesmo período de 2023, com uma ocupação de cerca de 74%. “Assim como toda a nossa operação, trazemos novidades que agreguem nas necessidades do(a) nosso(a) cliente, mantendo uma operação de baixo custo”, ressalta. “A meta é levar o projeto para lojas já existentes e, também, para as unidades a serem inauguradas com demanda para este tipo de conveniência, como é o exemplo de uma nova loja no litoral paulista prevista para inaugurar até o final deste ano com uma área de Galerias”, antecipa.
Outra principal vantagem dessa estratégia é a eficiência na gestão dos custos de ocupação, em especial do aluguel. Ao disponibilizar espaços de galerias para locação, o Assaí diversifica suas fontes de receita e reduz a proporção dos custos fixos em relação às vendas. Isso reflete diretamente em um aumento significativo na rentabilidade. Ao criar espaços atraentes e diversificados, a empresa atrai um público maior e, também, retém os(as) clientes por mais tempo dentro da loja. Isso contribui para a maturação das conversões, que já apresentam múltiplo de vendas de 3 vezes (em relação ao formato hipermercado).
REGIONALIZAÇÃO
Para reforçar a sua operação personalizada às regiões, o Assaí busca por parceiros(as) lojistas locais e o projeto de Galerias não se limita apenas as capitais. “A concentração hoje está no estado de São Paulo, com cerca de 30% das Galerias em lojas paulistas. Outros 39,5% estão divididas entre o Norte e Nordeste, e 30,5% nos demais estados do Sudeste e Paraná, considerando todas as cidades que estamos presentes”. De acordo com o executivo, com os resultados positivos das Galerias das lojas convertidas, a meta é expandir para o parque de lojas existentes em todos os 24 estados, além do Distrito Federal.
Nordeste
Das 82 lojas na região, 17 possuem Galerias com serviços, como: academia, lavanderias, óticas, locadora de veículos, entre outros. A meta é ter mais projetos com galerias nas demais lojas da região, alinhada à estratégia de expansão da Companhia.
Norte
Já na região Norte, das 19 lojas nos estados, temos Galerias em duas, com serviços como: alimentação, laboratório médico, academia, entre outros, nos estados do Amazonas e Tocantins.
Centro-Oeste
Nas 28 unidades da região, 8 contam com uma área de Galerias, com academia, chaveiro, salão de beleza, praça de alimentação, entre outros serviços, divididas nas lojas dos estados: MT, MS, GO e no DF.
Sudeste
A região com maior número de lojas do Assaí – são 158 unidades em todos os estados (SP, MG, RJ e ES), também é onde o Atacadista já conta com o maior número de Galerias, apenas no estado de São Paulo, são 56 unidades e 17 nos demais estados. Entre os serviços que podem ser encontrados, estão: academia, cinema, praça de alimentação, salão de beleza, loja de decoração e bricolagem, entre outras opções. Por estado, as Galerias estão divididas em: 56 em São Paulo, 12 no Rio de Janeiro e 5 em Minas.
Sul
Presente apenas no estado do Paraná com 10 lojas, as Galerias já podem ser encontradas nas lojas de Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, com serviços como: loja de câmbio, alimentação e serviço.