Com a proximidade das celebrações de fim de ano, duas das datas mais importantes para o setor varejista, o Natal e o Ano Novo, aquecem as vendas e mobilizam o setor para a forte demanda do período. Para a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), as tradicionais festas de dezembro podem representar um crescimento de aproximadamente 20% nas vendas, em relação ao ano anterior.
Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, os supermercados vêm se preparando para esse momento e apostam nas vendas natalinas, considerando a tendência das famílias em destinar um orçamento maior para a preparação da Ceia de Natal. “O Natal é a comemoração mais esperada pelas famílias brasileiras, sendo uma das datas mais aguardadas pelo varejo. Em 2024, o segmento supermercadista alimenta uma expectativa positiva, uma vez que as famílias irão priorizar suas comemorações ao redor da mesa natalina. Em nosso último levantamento, 27,6% dos consumidores informaram que planejam gastar mais de R$ 500 nas compras para a ceia de fim de ano. Esse comportamento reflete um padrão de consumo característico das festas de fim de ano, quando os laços familiares e a tradição se encontram”, ressalta o executivo.
Produtos mais procurados neste fim de ano
Mesmo tendo nos produtos que compõem a ceia natalina os itens mais procurados, as compras não se limitam aos sazonais, pelo contrário, as vendas de Natal influenciam o crescimento de todas as categorias. De modo geral, a ASSERJ observa um maior destaque nas vendas dos supermercados em bebidas, que representam em média 30% da cesta do cliente, hortifrúti (15%), frutas secas (5%), sobremesas (10%) e as famosas aves natalinas, com sua representatividade nas compras conforme o perfil do supermercado e de seu público-alvo.
A mais recente pesquisa também destacou os itens mais procurados pelos consumidores para a ceia de fim de ano. O topo da lista é ocupado por produtos tradicionais: 79,6% dos entrevistados afirmaram que não podem faltar peru e chester, seguidos por rabanadas (76%), panetones (72%) e bacalhau (45,2%). A cerveja, elemento essencial para a celebração, aparece em 38,2% das respostas.
Dicas para compras de fim de ano
De modo geral, todas as redes de supermercados procuram apresentar boas oportunidades de compras nessa época, portanto, o consumidor deve estar atento ao mercado e aproveitar ao máximo essas oportunidades. A ASSERJ preparou três dicas imperdíveis:
1 – Antecipe suas compras – não deixe para a última hora, antecipar as compras nessa época é a melhor estratégia para conseguir tudo o que precisa, com frescor, qualidade e principalmente tranquilidade. O sufoco do movimento dos últimos dias pode trazer estresse e não há garantia de que vai encontrar tudo o que procura.
2 – Aproveite os combos de natal – geralmente os supermercados fazem combos nessa época, trazendo oportunidades adicionais e vantajosas para o cliente na compra conjunta de produtos complementares.
3 – Presenteie com kits natalinos – se o orçamento ficar apertado, presenteie com kits natalinos. Qualquer
pessoa ficaria muito feliz em receber um kit com bombons e panetone, por exemplo.
ASSERJ
Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
Mais informações: https://asserj.com.br/
Instagram: @asserjsupermercados
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/