Iniciada no ano passado, a aliança estratégica entre o Grupo Alpes, maior conglomerado de agências de performance do Brasil, e a rede de alimentos Pamplona chega a sua segunda campanha publicitária com foco em performance e resultado. A receita para o sucesso da parceria deve-se ao uso do brandformance, metodologia que carrega elementos do digital para os meios tradicionais, possibilitando, por exemplo, o cálculo do CPL (custo por leads), maximizando os resultados financeiros para os anunciantes.
De acordo com Alan Ceppini, CSO do Grupo Alpes, a empresa é pioneira no Brasil no desenvolvimento de novas metodologias de auditoria. “Com nosso Alpes Leads (em parceria com o Microsoft Power BI) qualquer anunciante pode auditar seus resultados através de um dashboard sólido e consistente de dados, avaliando assim não apenas a perfomance de suas campanhas, mas também estratégias de melhorias e ajustes de percurso para potencializar ainda mais os números”, comemorou.
Com a Pamplona, que completou 75 anos de atuação no mercado em 2023, a estratégia desenvolvida pelo Grupo Alpes consiste em mensurar os resultados de venda em relação a programação de exposição, tangibilizando o quanto o cliente ganha em estar ou não na mídia com esse formato de campanha. “Hoje, após 10 meses juntos, conseguimos ter uma aferição de ganhos na ordem de 35 a 40% de crescimento com o formato exclusivo do Grupo Alpes, customizado especialmente para a Pamplona”, revela Ceppini.
Ainda segundo o especialista, o mercado do marketing e da publicidade vive em constante mudança. “É um momento de transformação midiática, muitos canais tradicionais, como o rádio e a TV, estão tendo que se reinventar para disputar com os canais digitais e essa revolução tem trazido grandes ganhos para a comunicação, haja visto o fenômeno das mult telas e o efeito omnichannel, que tanto estudamos nos últimos anos”.
Junto à Pamplona, por exemplo, Ceppini revelou que a estratégia consiste, através do uso do brandformance, em potencializar, não só a visibilidade, mas também o volume de vendas dos produtos do cliente no PDV (ponto de venda), entregando assim o máximo de eficácia. “Hoje temos parcerias com Rede Record, SBT, Massa FM, Jovem Pan, Grupo Bandeirantes e Canais de TV à cabo”, exemplificou.
Para o CSO, a parceria entre o Grupo Alpes e a rede de alimentos, foi considerado internamente um divisor de águas, pois mostrou que o formato de brandformance também funciona para indústrias, verjistas e outros segmentos. “Com a conquista dessa conta avançamos em outras frentes, como bancos, casas de apostas, indústrias de eletrônicos e eletrodomésticos”, revelou.