72,66 milhões de brasileiros estão endividados. Segundo o mapa da inadimplência no Brasil, realizado pelo Serasa, em julho de 2024, 44,05% da população brasileira estavam negativados. O Rio de Janeiro lidera o índice de inadimplência, com 53,87% da população adulta negativada, enquanto Piauí apresenta o menor percentual, com 36,26% dos habitantes tendo alguma dívida. Entre os principais fatores que dificultam a recuperação financeira dos brasileiros estão os juros elevados e a inflação persistente.
O aumento do número de inadimplentes no Brasil afeta, particularmente, o setor educacional, trazendo novos desafios para as instituições de ensino. Sem recursos financeiros, muitos alunos não conseguiram regularizar o próprio crédito estudantil, contribuindo ainda mais para o aprofundamento do déficit no setor, consequentemente, no país.
Diante desse cenário, é fundamental que os estudantes busquem alternativas para regularizar suas dívidas. Para o Eduardo Desiderati, CEO do Grupo DDM e especialista em cobrança, é possível sim sair das dívidas, mas, para isso, é preciso ter paciência, perseverança e, principalmente, o inadimplente necessita buscar alternativas para sair deste cenário.
Dentre as opções, Eduardo destaca:
Revisão e Planejamento Financeiro: Avalie suas despesas e renda para criar um orçamento que permita o pagamento das dívidas sem comprometer o necessário para a manutenção de suas necessidades básicas.
Renegociação de Dívidas: Muitas instituições oferecem a possibilidade de renegociar as condições de pagamento das dívidas. Isso pode incluir a redução de juros, aumento do prazo de pagamento ou até mesmo descontos para quitação à vista.
Educação Financeira: Busque conhecimento sobre finanças pessoais. Entender melhor como gerir seu dinheiro pode ajudar a evitar novas inadimplências e a manter suas contas em dia.
Utilize Serviços Especializados: Empresas como o Grupo DDM oferecem soluções específicas para a recuperação do crédito educacional. O Grupo DDM atua junto a instituições de ensino para auxiliar estudantes inadimplentes a renegociar suas dívidas e regularizar sua situação financeira.
“Com a adoção dessas medidas, os estudantes têm a oportunidade de reorganizar suas finanças e continuar seus estudos com tranquilidade”, afirma o especialista. Com soluções inovadoras para cobranças de débitos e geração de crédito, o Grupo DDM tem revolucionado o setor educacional no Brasil, ampliando o sucesso financeiro de diversos alunos e famílias além de instituições de ensino em todo o país. Só neste ano o grupo contabilizou R$ 897 milhões no valor negociado com alunos, ajudando-os a acharem boas condições financeiras para pagarem seus débitos.