A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e o Buscapé, principal comparador de preços do País, anunciam parceria para acompanhar a variação de preços dos eletroeletrônicos no comércio online. O Índice de Preços Fipe/Buscapé vai monitorar, mensalmente, 47 categorias de produtos divididos em cinco grupos: celulares e telefones, informática, vídeo e áudio, eletrodomésticos e eletroportáteis.
“O indicador é uma ferramenta valiosa para entender as tendências do mercado de eletroeletrônicos, beneficiando tanto os consumidores quanto as empresas que atuam nesse setor, além do público geral. O mercado de eletroeletrônicos movimentou cerca de R$ 160 bilhões em 2022 e as compras no comércio eletrônico crescem de forma consistente. Queremos contribuir para a competitividade e desenvolvimento do segmento com as nossas pesquisas econômicas”, afirma o prof. Sergio Crispim, pesquisador da Fipe, responsável pelo novo índice.
A metodologia adotada para a produção do Índice de Preços Fipe/Buscapé é baseada na análise de dados da base de preços do Buscapé no varejo eletrônico. O indicador possibilita uma visão minuciosa da dinâmica de preços do mercado de eletroeletrônicos por meio do monitoramento contínuo de uma amostra robusta de cerca de 9 mil produtos e mais de 2 milhões de preços por mês.
“A parceria com a Fipe é uma evolução natural do nosso negócio, e vai permitir que mais pessoas acompanhem a dinâmica de preços deste mercado. Hoje, nossos clientes já utilizam nosso site para encontrar a melhor oferta, acompanhando o histórico de preços dos últimos 12 meses e comparando a variação em nossas mais de 400 lojas parceiras, e 150 milhões de ofertas. A Fipe, respeitada instituição de estudos econômicos, nos ajudou a tangibilizar esses dados, em um estudo robusto que vai servir de termômetro do varejo online para este setor”, explica Maurício Cascão, CEO da Mosaico, dona da marca Buscapé.
Primeiro relatório
No primeiro relatório, o Índice Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos mostra uma variação de preços negativa de 0,58 na comparação de setembro com agosto desde ano, na contramão dos índices gerais de preços. No mesmo período, o IPCA foi de 0,26% e o IPC da Fipe foi de 0,29%. Essa queda é uma tendência que já vem sendo verificada em prazos mais longos. Na comparação mensal, a maior queda foi registrada pelos celulares, de – 1,67%, seguida de produtos de informática, com -1,29%, e áudio e vídeo, com -1,04%. Os eletrodomésticos subiram 1,09% de agosto deste ano para setembro, enquanto os eletroportáteis subiram 0,19%.
Na comparação anual, de setembro de 2023 sobre igual mês de 2022, o índice Fipe/Buscapé mostrou que os preços dos eletroeletrônicos tiveram variação de -6,9%. Os produtos com quedas de preço mais significativas foram monitor (-13,5%), PC/computador (-12,5%), celulares (-12,1%), notebook (-11,7%), TV (-10,7%) e fritadeira elétrica (-8,1%). Por outro lado, ar-condicionado (7,3%), ventilador e circulador (3,9%) e fogão (1,9%) apresentaram alta no período.
Considerando um período maior, de janeiro de 2022 a setembro de 2023, a queda dos preços de eletroeletrônicos foi ainda mais expressiva: 10,1%. A deflação segue caminho contrário ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, que no mesmo período registraram inflação de 9,5%. Os grupos que apresentaram maiores reduções foram celulares e telefones (-18,8%), vídeo e áudio (-16,5%) e informática (-15,4%).
Também no período de janeiro de 2022 a setembro de 2023, produtos como PC/computador (-20,2%), celulares (-18,8%), TV (-18,0%), notebook (-15,8%) e monitor (-14,6%) apresentaram as maiores quedas de preços. Em contrapartida, ar-condicionado (10,9%), ventilador e circulador (6,2%), lavadora de roupas (5,9%), fogão (5,4%) e geladeira (3,7%) aumentaram de preço.
Para Crispim, a queda de preços dos eletroeletrônicos no Brasil reflete uma tendência global derivada da redução de custos possibilitada por produção massificada baseada em tecnologias cada vez mais avançadas, além de concorrência intensa no nível da produção e distribuição. Este processo é retroalimentado por uma demanda crescentemente estimulada por lançamentos cada vez mais frequentes de produtos inovadores e pelas próprias quedas de preços.
Fipe
Criada em 1973, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, formada por equipes de profissionais especializados e com larga experiência nas áreas de ensino, pesquisas e extensão. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Por meio do desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, e do estudo dos problemas econômicos e sociais do país, busca expandir conhecimento de alto valor agregado, ajudar na formulação de políticas públicas que aumentem o bem-estar da sociedade como um todo e realizar projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado.
Buscapé:
O Buscapé é pioneiro no comércio eletrônico brasileiro, conectando consumidores e lojas confiáveis desde 1999. Líder de mercado, é um assistente de compras inteligente que oferece, por meio de seu site e aplicativo, o apoio completo que seus clientes precisam para uma jornada de compras segura e eficiente, com conteúdo informativo, avaliação de especialistas, histórico e alerta de preços e cashback, apoiando os brasileiros a tomar a melhor decisão no processo de compra, economizando de verdade. Para mais informações acesse Buscapé, baixe o aplicativo Buscapé disponível para Android e iOs e acompanhe o Buscapé em Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.