O mês de novembro é popularmente conhecido como o período da Black Friday, no qual, na última sexta-feira do mês (24), produtos entram em condições especiais como uma forma de incentivo às compras. Nesse cenário, o mercado de veículos automotores seminovos e usados não fica de lado. No entanto, se tudo parece promissor para tornar realidade aquele desejo de trocar de carro, é preciso ter um cuidado redobrado na hora de fechar negócio.
O momento de escolha de um veículo seminovo ou usado já é motivo de insegurança e ansiedade para muitos compradores, afinal, as opções são muitas e o investimento é alto. Porém, para além do próprio fator de escolha do carro ideal para você e para a sua família, outro aspecto chama a atenção: como saber se aquela oferta é, de fato, uma boa oferta?
Como o período de descontos é limitado, é natural que muitos consumidores se sintam pressionados a fecharem negócio de forma rápida, antes que o preço promocional acabe. Essa pressão é a deixa perfeita para golpistas se aproveitarem.
Para escapar de golpes, é essencial que você tome alguns cuidados ao fazer a sua análise de compra. Antes de tudo, dê uma olhada nos preços dos anúncios e desconfie de ofertas muito generosas, elas podem indicar golpes ou sinais de mau uso. Além disso, sempre preze por uma visita presencial ao veículo que você deseja comprar – e com direito a test drive. É nesse momento em que você terá a oportunidade de fazer uma avaliação mais minuciosa, podendo perceber sinais de batida, arranhões ou, até mesmo, problemas mecânicos.
Outro aspecto fundamental antes de comprar um carro seminovo ou usado é checar o seu histórico, e a Olho no Carro, maior plataforma de consulta veicular do país para pessoas físicas, pode te ajudar com isso! Com a placa ou o número do chassi do carro, a plataforma é capaz de levantar um relatório com aproximadamente 30 informações sobre o veículo, que vão desde o seu preço-médio de venda e a opinião de outros donos do mesmo modelo até se o carro em questão já passou por alguma situação de roubo, leilão ou possui alguma pendência legal. Alguns destes serviços são oferecidos de forma gratuita, sendo que o pacote completo de informações custa R$ 59,90.
Vejam as dicas da Olho no Carro e faça uma compra mais segura:
1) Fique atento aos preços anunciados
Ao analisar as ofertas disponíveis no mercado, é natural que a maioria dos anúncios apresentem preços dentro de uma mesma margem. Muitas vezes, ofertas com valores abaixo do esperado podem parecer tentadoras, mas elas também podem ser um sinal ruim para o comprador. Pensando nisso, tome cuidado! Anúncios muito baratos podem ser sinônimo de golpes ou, até mesmo, de veículos em mau estado de conservação.
2) Pesquise sobre o vendedor
Para garantir uma compra mais segura, é sempre importante que você faça uma pesquisa prévia sobre o vendedor do veículo que você quer comprar. Especialmente nas vendas realizadas de forma online, sempre existe a chance de que o anunciante esteja falsificando sua identidade. Por isso, fazer uma pesquisa na internet pode ser essencial para entender a credibilidade do anúncio.
3) Não pague nada de forma adiantada
Você pode se deparar com a situação de o vendedor te pedir algum pagamento adiantado, como uma forma de sinal e de garantia do seu interesse em comprar o veículo anunciado. No entanto, é sempre recomendável que não seja efetuada nenhuma movimentação financeira de forma antecipada, afinal, isso pode ser um golpe e o suposto vendedor pode sumir com o seu dinheiro sem que o veículo seja de fato vendido para você.
4) Conheça o veículo pessoalmente
Muitas vezes, os vendedores farão pressão para que você feche logo o negócio, alegando, por exemplo, que existem outros clientes interessados no mesmo anúncio. No entanto, sempre busque conhecer o veículo pessoalmente antes de comprá-lo. Dessa forma, você poderá ter uma melhor noção do estado de conservação dele, conferindo se não existem arranhões, marcas de batidas e reparos ou sinais de má conservação.
Além disso, quando for dar a conferida presencial no produto, peça para fazer um test drive. É nesse momento em que você conseguirá ter um parâmetro em relação ao funcionamento do veículo, desde o motor e os freios até a suspensão. Dessa forma, você poderá evitar algumas futuras dores de cabeça.
5) Verifique o histórico
Antes de finalizar a compra, não deixe de verificar informações referentes ao histórico do veículo. É nessa etapa em que você conseguirá saber de forma mais certeira se existe algum problema maior por trás daquele anúncio, tal como batidas, passagens por leilão, roubos ou problemas legais. Ter a documentação em dia e um bom histórico são cruciais para que a compra seja segura.
Olho no Carro
Maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil, a Olho no Carro, foi fundada em 2017 pelos sócios Yago Almeida e Bárbara Siqueira. O objetivo era oferecer serviços de consulta veicular online, para garantir transparência e segurança nas transações de compra e venda de carros seminovos e usados em todo território nacional. A ideia de criar a Olho no Carro veio através de outro negócio que fazia a mesma análise do histórico de veículos, mas que era voltado exclusivamente para lojistas e concessionárias. Ao observar esse déficit de informações para o consumidor final, ou seja, a pessoa física que poderia ser prejudicada ao adquirir um carro sem verificar o histórico de problemas, surgiu a ideia da Olho no Carro. Com o crescimento da empresa ao longo dos anos, muito focada em tecnologia, surgiu a oportunidade da entrada de um terceiro sócio, Diego Moura, que ficou responsável por essa área.
Um dos principais diferenciais da plataforma é oferecer diversas informações exclusivas em poucos segundos, apenas com a placa ou o chassi do automóvel, como por exemplo: opinião do dono, preço das principais peças, histórico de quilometragem, fotos reais do veículo, principais falhas do modelo, comparativos e muitas outras informações valiosas para quem deseja comprar um carro usado, com mais segurança. No segundo semestre de 2023, a empresa atingiu o total de 1 milhão de clientes cadastrados e tornou-se referência em consulta veicular. Mensalmente, mais de 800 mil pessoas consultam o site antes de fechar negócio.
Com apenas seis anos no mercado, a Olho no Carro está sempre inovando na busca por soluções tecnológicas para oferecer aos seus clientes as informações mais precisas e atualizadas sobre veículos usados. Por esse motivo, a plataforma já possui um App, que levou para a palma da mão a experiência de consultas online. Com uma equipe de profissionais experientes e apaixonados pelo que fazem, assim como todo brasileiro apaixonado por carro, a empresa se consolida como um dos principais players no mercado de informações veiculares no Brasil.