O dia começou com uma palestra de Sean Ellis, guru do Vale do Silício e criador do conceito de Growth Hacking, entrevistado por Camila Farani, presidente da G2 Capital, na Plenária RIW. Sean Ellis afirmou que “é muito importante entender o valor do produto a partir de uma métrica norteadora e maximizar os processos de testes, além da qualidade de entrega ao consumidor. Cliente feliz atrai mais clientes para a empresa”. Sobre os processos de mudança nas corporações, garantiu que “a transformação é difícil, mas vale o esforço. Liberar todo o seu potencial de crescimento pode gerar milhões ou bilhões em valor adicional”.
Fritjof Capra, cientista, físico, cientista e escritor, tratou de “A Teia da Vida: Uma Exploração Sistêmica da Conexão entre os Seres Vivos e o Planeta Terra”, na Plenária RIW. Segundo Capra, “é perigoso falar sobre a sociedade moderna apenas como uma única coisa, porque ela é muito diversa e complexa. No mundo moderno, temos três principais setores: governo, negócios e sociedade civil. E a sociedade civil cresceu enormemente, agora nós temos uma coesão global de ONGs e, quando consideramos isso, vemos que o pensamento sistêmico existe e está interligado”.
“Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital” foi o assunto tratado por Raull Santiago, empreendedor e ativista pelos Direitos Humanos, numa mesa mediada por Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas (CUFA). O mediador lembrou que “o que mais influencia são os algoritmos. O algoritmo está programado para não ouvir pessoas pretas, o acesso às ferramentas no mundo digital não é para todo mundo”. Raull Santiago enfatizou que, “se a consciência crítica não estiver construída e alinhada com a realidade, você pode se afastar dos seus. É preciso trabalhar com consciência crítica”.
Mari Maria, CEO da Mari Maria Make-up, criadora de conteúdo, palestrante e diretora criativa da OX Painel, foi a palestrante do painel “Você de verdade: Como crescer a sua marca nas redes sociais”. Ela contou que “a Mari Maria Make-up saiu do mais profundo desejo de uma menina de mostrar quem ela era de verdade” e ressaltou que “o seu negócio precisa da sua verdade, então você vai precisar se conectar com ela. Para uma marca de sucesso, você precisa se conectar com quem consome. Pensar se aquilo faz sentido para você”.
No painel “Educação midiática: estratégias para enfrentar os desafios do mundo digital”, na conferência Edutech, estiveram juntos Victor Vicente, do Instituto Vero Head de Conteúdo, Paula Martini, diretora-executiva da Internet das Pessoas, Samara Castro, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e Rodrigo França, diretor- executivo do Diverso Cultura e Desenvolvimento. Sobre educação midiática, Paula Martini destacou que “o diferente é onde a gente se enriquece e faz boas perguntas. Se colocar no espaço do não saber é uma oportunidade de se enriquecer”.
GRANDES NÚMEROS DO RIW
- 3 mil palestrantes
- 2,5 mil startups
- 20 mil empregos gerados 75 mil m² de área
- 28 palcos simultâneos 2,6 bilhões em negócios 150 mil visitantes
- 350 expositores
- 19 patrocinadores
- 29 parceiros
PALESTRANTES DE RENOME NO MUNDO
- Nadia Murad, ativista ganhadora do Nobel da Paz
- Kip Thorne, físicoteórico ganhador do Prêmio Nobel
- Sandrine Dixson-Declève, cientista e liderança ambiental
- Vandana Shiva, física e ativista ambiental
- Eric Ries, autor do best-seller “Lean Startup”
- Uri Levine, cofundador do Waze
- Fritjof Capra, físico conhecido pela visão sistêmica da vida
PALESTRANTES DE RENOME NO BRASIL
- Ailton Krenak, líder indígena e imortal da ABL
- Marcelo Gleiser, físico ganhador do Prêmio Templeton
- Fabrício Carpinejar, escritor ganhador do Prêmio Jabuti
- Adriana Barbosa, CEO do PretaHub
- Suzana Herculano,cientista que estuda a evolução do cérebro
- Camila Farani, investidora e empreendedora
- Zezé Motta e Larissa Manoela, atrizes Xuxa, ícone da TV e empresária
- Luiza Brunet, ex-modelo, ativista e empreendedora
- Sabrina Sato, apresentadora e empreendedora