Nos últimos anos, o Brasil experimentou um aumento significativo no consumo de fast-food. De acordo com o levantamento Consumer Insights 2023, conduzido pela empresa Kantar, o país registrou um crescimento de 38% nesse setor no período de 2021 a 2023. Essa tendência reflete a preferência dos consumidores por opções de refeições rápidas e práticas. Também neste período, impulsionadas por uma estratégia de expansão de lojas e um compromisso com a inovação e aprimoramento da experiência do cliente, as macas Pizza Hut e KFC apresentaram crescimento de 26% e 15%, respectivamente, em vendas em mesmas lojas (Same Store Sale) – um indicador crucial no universo do varejo.
Conforme revelado no balanço do 4T23 divulgado pela International Meal Company (B3: MEAL3 – IMC), responsável pela operação das marcas no Brasil e uma das líderes no setor de serviços de alimentação nacional, o crescimento combinado de 25,3% em receita líquida das duas marcas no último ano, ressalta sua posição proeminente no dinâmico mercado de alimentação rápida do país. Além da expansão nacional, o desempenho também foi impulsionado pelo aumento no ticket médio das vendas.
Alex BX. Pinto, CMO do Grupo IMC, destaca a importância da inovação, estratégia de expansão e digitalização para o sucesso contínuo das marcas. “Estamos satisfeitos com os resultados que obtivemos em 2023. Nosso compromisso constante com a inovação, combinado com uma estratégia de expansão bem planejada, foi fundamental para impulsionar o crescimento tanto de Pizza Hut quanto do KFC. Além disso, priorizamos fortemente a digitalização, refletindo neste período um crescimento de 61,2% nas vendas digitais, representando 40% da receita total.”
O sólido compromisso com o plano de expansão resultou na inauguração de 28 novas lojas de Pizza Hut e 39 do KFC. A segunda marca, no entanto, comemora especialmente a quantidade de cidades que receberam pela primeira vez uma loja de KFC. Ao todo, foram 21 inaugurações em regiões “inéditas”, duas delas em capitais.
Paralelamente, ambas as marcas continuam aprimorando seu portfólio de produtos e mantendo uma ativação comercial ágil e alinhada com as necessidades dos consumidores. “Ao concentrarmos nossos esforços no plano de expansão com disciplina, fortalecemos ainda mais nossa presença no mercado e garantimos uma rede de lojas e franqueados saudável e próspera.”, explica Alex BX.
No fim do ano passado, houve ainda uma busca por inovação nos produtos e experiências das marcas, visando conquistar e fidelizar novos clientes. Durante esse período, tanto Pizza Hut quanto KFC estabeleceram uma parceria inédita com a liga de Futebol Americano NFL, demonstrando seus esforços em estabelecer conexões com diferentes públicos. Essas iniciativas representam oportunidades que têm sido cuidadosamente consideradas para expandir a base de clientes e reforçar a presença do Grupo no mercado.