Compliance é um conjunto de regras, políticas e procedimentos que uma empresa segue para garantir que esteja agindo de acordo com as leis, regulamentos e padrões éticos. Conhecido como um tipo de “código de conduta” que ajuda a empresa a prevenir fraudes, má conduta e riscos legais, o compliance pode promover uma cultura organizacional ética e responsável.
Segundo os últimos dados, a evolução do compliance no mundo corporativo ocorre de forma considerável desde 2013, ano em que foi regulamentada a Lei Anticorrupção, atualmente 73% das empresas no país projetam investir em treinamentos de conformidade até 2024, de acordo com a pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil – Evolução do compliance e das boas práticas empresariais nos últimos anos”, da consultoria e auditoria Deloitte, de 2022.
Além desse marco, a ampliação do uso de tecnologia em todos os processos no meio corporativo é importante aliar as inovações ao código de conduta. Isso ocorre porque a tecnologia pode desempenhar um papel importante dentro do compliance para empresas, facilitando os processos e os tornando ainda mais eficientes.
“ O mercado está cada vez mais competitivo e atualmente as empresas não possuem apenas uma missão empresarial, mas também uma missão social e cultural, a marca que elas deixam para o mundo. Mesmo que os stakeholders deixem de existir, na sua grande maioria, as empresas subsistem no tempo através do seu “chamado”, o Compliance é esse “chamado” que as empresas possuem, reunindo a operação e a gestão em torno de um propósito, explica Mia Ferreira, monitora de Compliance do Grupo Epicus Outlier.
Mia mostra que o uso do compliance na empresa não é somente para gestão de pessoas. “Isso torna o ambiente mais transparente e ético, e, ao mesmo tempo, resulta em um controle interno mais eficiente. Mantém os colaboradores engajados com as regras do jogo e os capacita nas habilidades técnicas necessárias. A preocupação não é apenas em manter os integrantes eficientes, mas também em mantê-los sempre atualizados e em constante aprimoramento”
Além disso, o compliance no mundo corporativo vem se tornando essencial na alavancagem de negócios por proporcionar uma base sólida para o crescimento. Isso ocorre porque, ao cumprir rigorosamente regulamentações e leis, uma empresa constrói uma reputação de confiabilidade, o que pode atrair investidores, clientes e novos parceiros de negócios.
Um programa de compliance eficaz também ajuda a reduzir riscos, protege a empresa contra multas e litígios, o que economiza recursos financeiros e tempo. Isso permite que a organização se concentre em suas atividades principais e em sua expansão.
Ao promover um ambiente interno de ética e transparência, o compliance também fortalece a cultura corporativa, motivando funcionários e gerentes a aderir a padrões elevados de conduta. Aumentando assim, a produtividade e impulsionando o crescimento.