O cofundador da Rio Innovation Week e presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, e a diretora-geral do evento, Bruna Reis, abriram oficialmente, nesta terça-feira (13/08), a maior conferência global de tecnologia e inovação, que será realizada até o dia 16, no Píer Mauá. O evento teve a presença da primeira-dama do estado, Analine Castro, secretários de estado, secretários do munícipio e autoridades.
Até o dia 16 de agosto, as mais inovadoras mentes de setores como varejo, alimentação e beleza estarão reunidas no “Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio Innovation Week”, espaço oferecido pela Asserje pela Base Eventos, no Armazém 3 da maior feira de inovação e tecnologia do mundo. A conferência é, pela primeira vez, patrocinada pelo Grupo Boticário.
Durante a abertura, Fábio Queiróz, ressaltou que o RIW está mexendo com o turismo de negócios no estado e destacou os propósitos da conferência. “O nosso propósito com o Rio Innovation Week é desenvolver ideias e gerar relacionamentos. Levar conhecimento para a sociedade”, disse.
O CEO e cofundador da Yazo – uma eventech que cresceu mais de 5.000 % nos últimos cinco anos –, Eduardo Frezarin, abriu a programação do palco Conecta Varejo Grupo Boticário, no Rio InnovationWeek (RIW), no Píer Mauá, nesta terça-feira, 13 de agosto, às 10h30, com a palestra “Evento, a ferramenta de marketing mais poderosa que existe – Eduardo Frezarin”. O espaço é oferecido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos. Com 21 anos de experiência como empreendedor, ele destacou o poder dos eventos corporativos como a ferramenta de marketing mais eficaz disponível. Com base em dados e exemplos práticos, Eduardo demonstrou como os eventos geram negócios, fortalecem marcas e impulsionam o ROI (Return onInvestment, ou Retorno Sobre o Investimento).
“Eventos geram experiência, conexões e aproximam marcas. Todo o processo para a realização de um evento, gera movimentação, contato com produtores, divulgadores…e quando ele acontece, eles entregam conteúdo, networking, negocios e experiência”, resumiu Eduardo. Ele apresentou números que ilustram a representatividade do setor. Em 2023, uma das principais empresas de venda de ingresssos, a Sympla, vendeu 10 milhões de ingresso. O segmento representa 3,8% do PIB e cresceu mais de 30% no último ano.
Ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, Martha Gabriel é considerada uma das maiores pensadoras digitais do Brasil. Ela subiu ao palco do Conecta Varejo Grupo Boticário, com a palestra “Inovação em ação”.
Autora dos best-sellers “Liderando o Futuro”, “Inteligência Artificial: do zero a superpoderes” e “Você, Eu e os Robôs”, ela ofereceu aos seus espectadores uma verdadeira aula sobre como tirar da teoria e colocar em prática ideias transformadoras em inovação dentro do varejo. Insights e cases foram abordados pela palestrante que já participou de nove edições do TEDx, um dos principais eventos do meio digital. “Inovar é agregar valor perceptível para o público, gerando resultados positivos para a instituição”, afirmou.
Mas por que a inovação é importante? “É uma questão de sobrevivência e vantagem competitiva no mercado”, disse. Martha explicou que inovação precisa mudar a sociedade: “Mas antes passa por várias etapas: produto, processo, serviço, modelo de negócio e mercado para chegar à disrupção, ou seja, a ruptura para a invenção”. Para ela, a criatividade é fundamental no processo de inovação. “Quanto mais sabemos e julgamos, menos imaginamos. Pequenos erros e acertos não são ponto final, mas vírgulas para se achar o caminho da inovação”.
Ao meio-dia, o palco foi ocupado por Patrícia Rodrigues, sócia da Mais Que Isso – especializada em projetos de marketing, com foco em relacionamento e experiência de marca. Em sua palestra, “Tecnologia é sobrevivência, humanização é essência”, Patrícia alertou sobre a importância do treinamento e valorização do vendedor. “Toda venda começa com uma boa conversa”, lembrou a palestrante ao citar vários exemplos de empresas onde a tecnologia é usada para apoiar o vendedor. “A tecnologia é um meio e não o fim. Ela pode ser usada para facilitar a visualização, a escuta, a autonomia e a interação com o cliente. O vendedor é a primeira pessoa a atender o cliente, Ele precisa conhecer e atuar de acordo com o perfil da empresa “, completou.
O Conecta Varejo do Grupo Boticário, no Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, foi palco, às 13h, de um debate sobre o futuro da logística no varejo. Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), liderou o painel “Logística Inteligente: como a digitalização & automação estão redefinindo o varejo”, ao lado de Marco Tenani, diretor de Logística e Distribuição do GPA, e Augusto Ghiraldelo, CCO da Invent SmartIntralogistics
O painel abordou as últimas inovações em automação, casos de sucesso e como essas tecnologias estão aprimorando a eficiência, rastreabilidade e produtividade na logística varejista. Moreira destacou diversos temas como relevantes para o setor: infraestrutura, setor de transportes, agenda legislativa, real estate, supplychain, redução de ociosidade, pessoas, ESG e Tecnologia, Inovação e Automação. “Se não tiver tecnologia e automação, a logística não avança. Além disso, precisamos trabalhar pessoas e definir processos. Por isso, a logística inteligente passa pelo tripé de pessoas capacitadas, processos definidos e soluções tecnológicas”, enfatizou.
No bate-papo com Moreira, Augusto Ghiraldelo destacou como ponto de atenção que em 65% das atividades de armazém podem ser podem ser empregados robôs (IDC). “Mais automação, mais benefícios para os funcionários. Entre os benefícios, estão processos simplificados, produtividade aprimorada, melhor satisfação no trabalho e maior tempo para criatividade”, pontuou.Ele acredita que, daqui a uns dois anos, vai ter muitas empresas na fila para a automação. “Hoje, a logística inteligente permite que cada cliente tenha as suas particularidades observadas. O segredo é a customização para se ter uma noção da quantidade de funcionários e robôs”.
O diretor-executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos do Grupo Boticário, Gustavo Dieamant, apresentou, às 14h, a palestra “Inovação e Tecnologia a Favor do ESG – Case O Boticário”. “Hoje o foco não está no cliente, mas na vida do cliente. As novas gerações entendem que o planeta é a coisa mais importante do mundo, por isso empresas que usam estratégias com práticas de ESG (ambiental, social e governança) estão mais afinadas com os atuais e com os futuros consumidores.
No final da apresentação, Gustavo apresentou um novo produto do Boticário. A essência Extinto, que é o cheiro original da Baia de Guanabara. O produto não vai ser vendido, é uma forma de alertar sobre o que foi e continua sendo feito com o planeta.
Às 15h, Andrea Janér, CEO da Oxygen – uma plataforma de conteúdo sobre inovação que oferece consultoria para marcas, conteúdos sobre inovação e viagens para festivais globais de tecnologia e criatividade – subiu ao placo para palestrar sobre as “Tendências 2025 – Oxygen”. Reconhecida por sua paixão pela interseção entre inovação, conteúdo e educação, Andrea compartilhou suas perspectivas sobre como o repertório pode ser a chave para mudar o mindset das pessoas.
Com uma abordagem única na curadoria de tendências, Andréa discutiu como a plataforma está ajudando marcas e indivíduos a se engajarem com temas impactantes por meio da Oxygen. A primeira tendência que ela destacou foi IA: o novo streaming? “Neste momento, estamos comparando a IA com o mundo do streaming. Existem diversas ferramentas, e vamos começar a fatiar de acordo com o perfil para acomodar no nosso bolso”, explicou.
Outra tendência é a do digital ao manual, em que profissões mais braçais, como mecânicos e eletricistas, estão conquistando a geração Z. Além dela, existe um movimento de geração offline, ou seja, há vida além dos smartphones. “Estamos vendo uma geração ansiosa, por isso a gente vai assistir a um movimento de desconexão, incentivadopor pais, legislação e escolas – algumas já têm regras para o uso do celular. Alguns pais já estão procurando dumb phones
O palco do Conecta Varejo do Grupo Boticário – Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, recebeu às 15h30, Fernando Blower, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), e Luiz Marcelo da Costa Correia, CDO e CMO do Grupo Trigo, para o painel “Inovação e Tecnologia no Foodservice”.
Durante o painel, os executivos contaram que o setor evoluiu tecnologicamente muito rápido depois da pandemia. “Antes da pandemia apenas 10% das vendas do segmento eram de delivery, hoje tem estabelecimento onde o delivery representa 60% ou mais”, contou Blower, que é conhecido por sua atuação na gastronomia e em diversas associações do setor.
Correia destacou também que no pós-pandemia os food services tiveram que aprender a criar arquivos de clientes e se adequar a uma realidade onde o virtual ficou muito forte. “No momento que um cadastro é criado surge uma nova necessidade: proteger os dados dos clientes”, ressaltou o especialista em transformação digital e inovação. “E essa segurança com os dados dos clientes é necessária para qualquer perfil de estabelecimento. Um terço de tudo que se come no Brasil vem pelo food service. O segmento movimentou R$ 200 bilhões em 2023.
Serviço:
Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio InnovationWeek 2024
Armazém 3 – Pier Mauá
Dias 13 a 16 de agosto de 2024, a partir das 10h
Os ingressos para o Rio Innovation Week – Píer Mauá 2023 já estão à venda, pela plataforma Sympla – AQUI
Mais informações: https://