O Rio Grande do Sul vem sendo tomado de tragédias, por conta das enchentes que destroem o estado. Muitas pessoas perderam suas casas, bens e tudo o que construíram ao longo da vida.
O CREA-RS, com o intuito de mobilizar os profissionais de apoio técnico, abriu um credenciamento que possibilita o profissional de atuar nos municípios que decretaram estado de calamidade pública.
Desde a abertura, tiveram mais de 3 mil profissionais se voluntariando. Segundo o engenheiro civil e especialista em avaliação e perícia de imóveis, Murilo Reis, é necessário que o número de voluntários aumente: “Tendo em vista que pelo 400 municípios foram atingidos, e tiveram suas casas, estradas, vias, edificações e obras de arte especiais destruídas, será necessário um grande número de profissionais da área para ajudar a reconstruir esses municípios”, afirma o engenheiro civil.
As ações serão realizadas em conjunto com as equipes técnicas de administração de cada município e vão avaliar as reais condições das residências após os danos causados pela enchente, para poder orientar os moradores e o poder municipal em quais medidas tomar.
“Para que os problemas não se repitam, é fundamental que casas, ruas e redes de esgoto sejam reconstruídas a partir da prevenção para os efeitos extremos das mudanças climáticas. Não se pode querer reconstruir tudo o que já foi destruído nesse evento, da mesma maneira como era antes.”, finaliza o engenheiro.