Fruto de um compromisso global, a Danone vem investindo em pesquisa e inovação para melhorar a qualidade nutricional de seus produtos, diminuindo a quantidade de açúcares, sódio e gorduras das composições. Como resultado desse trabalho, no Brasil, 100% dos seus iogurtes, sobremesas e bebidas à base vegetal não terão rotulagem nutricional frontal de alerta a quantidades excessivas de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio, de acordo com a nova legislação, que tem prazo máximo de início no dia 9 de outubro de 2023.
Com mais de 900 milhões de consumidores em todo o mundo, a Danone assumiu a responsabilidade de investir na melhoria da qualidade nutricional dos produtos, bem como diminuir a ingestão de açúcares e gorduras adicionados. “Melhoramos nosso portfólio continuamente por meio de reformulação. No Brasil, 89% do volume do portfólio é classificado como saudável, com pontuação acima de 3,5 de acordo com o sistema HSR – Health Star Rating,” detalha Ana Grubba, Diretora de Assuntos Médicos e Acesso da Danone Brasil.
Recentemente, a Danone lançou sua primeira campanha que traduz sua visão One Planet. One Health, com o posicionamento local da marca mãe: “Tudo de Bom, Tudo de Bem, que remete ao seu portfólio saudável e o modelo sustentável presente em tudo o que a Danone faz. “Entregar ao consumidor um portfólio com 100% de iogurtes, sobremesas e bebidas à base vegetal sem alerta frontal sintetiza o compromisso e o propósito da Danone em focar em saudabilidade”, enfatiza Ana Assis, Head de Indulgence, Kids e Masterbrand na Danone Brasil.
NOVOS RÓTULOS DE ALIMENTOS
As atualizações buscam melhorar a clareza e facilitar a leitura das informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos, para auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.
A principal mudança é a rotulagem nutricional frontal, um símbolo informativo situado na parte da frente das embalagens com o desenho de uma lupa, seguido da informação ALTO EM.
“Acreditamos que as novas regras de rotulagem, em especial a rotulagem nutricional frontal, facilitam a compreensão do consumidor e auxiliam em suas escolhas alimentares. Esse compromisso faz com que constantemente a Danone revise a formulação dos seus produtos para reduzir progressivamente os teores desses nutrientes, à frente das legislações locais”, afirma Joana Aranha, Gerente de Assuntos Regulatórios da Danone Brasil.
De acordo com a nova legislação, passará a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e açúcares adicionados na tabela de informação nutricional, além da declaração do valor energético e de nutrientes por 100g ou 100ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem. (veja exemplo da Danone)
A rotulagem de alerta frontal estará apenas nos alimentos que ultrapassarem os limites determinados como “ALTO EM” açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio e, a depender das características nutricionais do alimento, poderá exibir a rotulagem frontal para um, dois ou três nutrientes.