– 91% dos varejistas online locais enfrentam a concorrência de pelo menos 10 outros produtos
– Apenas 56% têm acesso a informações de mercado e concorrentes em tempo real
– Apenas 15% se descrevem como “extremamente atentos” e em posição de acompanhar os desenvolvimentos do mercado “diariamente”.
São Paulo – Gerar um retorno de investimento (ROI) em campanhas promocionais é o maior desafio enfrentado pelos gerentes de marketing online do Brasil (de acordo com 87% dos profissionais locais), seguido pelo conhecimento da marca (13%), de acordo com pesquisa publicada pela Sellesta, fornecedora global de ferramentas de e-commerce baseadas em inteligência artificial para impulsionar as vendas online.
O estudo – realizado com 200 profissionais de comércio eletrônico que operam no Brasil e no México – revelou os desafios diários para impulsionar as vendas online em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo, especialmente em tempos de Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelo varejo. Segundo os dados, 91% dos gerentes de e-commerce brasileiros enfrentam a concorrência online de pelo menos 10 outras marcas, enquanto apenas cerca da metade (56%) têm acesso às tendências diárias do mercado e informações sobre concorrentes para ajudá-los a tomar suas decisões.
Quando questionados sobre o quão conscientes e informados eles se consideram sobre as ofertas online dos concorrentes (descrições, preços, promoções, etc.), apenas 15,4% dos entrevistados brasileiros se descreveram como “extremamente atentos”, preparados para acompanhar diariamente os desenvolvimentos do mercado.
Kirill Nepomnyashchiy, Country Manager da Sellesta na América Latina, afirma que esses insights são fundamentais para os profissionais de marketing, especialmente diante do aumento da concorrência online no Brasil.
“Analisar e acompanhar constantemente os concorrentes de um mesmo setor é fundamental para que uma empresa de e-commerce se destaque e tenha sucesso. Atrás de milhões de anúncios e vendas que ocorrem todos os dias, há uma riqueza de dados competitivos inestimáveis que, caso contrário, estariam fora do alcance dos vendedores”, disse ele.
A pesquisa também revelou outro problema enfrentado pelos profissionais de marketing online da região: 13,6% dos entrevistados brasileiros atualmente precisam de pelo menos 5 dias para lançar uma campanha online, enquanto 11% mantêm a mesma precificação ao longo do ano.
Kirill acrescentou que o surgimento da IA transformará drasticamente esse cenário, permitindo que profissionais de marketing em geral – de PMEs a grandes companhias – tenham acesso e respondam à dinâmica do mercado em tempo real.
“Enquanto a ferramenta Insights de Mercado da Sellesta utiliza IA para ajudar os profissionais de marketing em marketplaces de terceiros, como a Amazon, a entender e responder às necessidades dos clientes, equipando as empresas com dados em tempo real e tendências de mercado, nosso questionário generativo com IA aprimora o envolvimento do cliente nas páginas do produto, fornecendo recomendações personalizadas e coleta de informações valiosas dos clientes”, disse ele.
Black Friday como oportunidade
A pesquisa é ainda mais relevante pensando no contexto da Black Friday, que é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico no Brasil. Em 2022, o evento movimentou mais de R$ 6,1 bilhões no país, segundo dados da Neotrust, e é esperado que as vendas nesta Black Friday sejam ainda maiores do que em anos anteriores.
Para os gerentes de marketing online, a data é uma oportunidade de aumentar as vendas e gerar leads. No entanto, é importante estar preparado para o evento, com estratégias bem definidas e ferramentas adequadas.
“A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada importante dos gerentes de marketing online na Black Friday. Ao automatizar tarefas complexas, como análise de concorrentes e otimização de preços, a IA pode ajudar os profissionais a economizar tempo e recursos, e a tomar decisões mais assertivas”, Kirill conclui.
Principais dados a serem destacados referentes ao Brasil:
– 91,4% enfrentam concorrência online de pelo menos 10 outros produtos
– 38,2% dos gerentes de e-commerce verificam manualmente os preços dos concorrentes
– Para 87,1% dos gerentes de e-commerce no Brasil, gerar ROI é o maior desafio que enfrentam
– Apenas 55,7% têm acesso às informações diárias sobre as tendências do mercado
– No Brasil, 93,6% dos gerentes de e-commerce atualmente precisam de pelo menos 2 semanas para criar e implementar uma campanha de marketing online; 14,3% necessitam de pelo menos um mês
– Apenas 55,8% dos gerentes de e-commerce têm acesso a informações de mercado e tendências em tempo real; tornando difícil para eles se adaptarem e responderem às oportunidades de mercado
– 13,6% dos profissionais de e-commerce local precisam de pelo menos 5 dias para lançar uma campanha online
“Acreditamos que este relatório demonstra que um caminho fundamental para as pequenas e médias empresas de comércio eletrónico manter uma vantagem competitiva é aproveitar o poder da inteligência artificial (IA), que tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas enfrentam estes desafios. Ao automatizar tarefas complexas relacionadas a preços, análise de concorrentes, otimização de palavras-chave e pesquisa de clientes, a IA capacita as empresas a tomar decisões baseadas em dados com eficiência sem precedentes”, conclui Kirill.
Sellesta
A Sellesta é um conjunto completo de ferramentas de IA que ajuda empresas a melhorar suas vendas em marketplaces de e-commerce e lojas online. Com a Sellesta, as empresas podem otimizar as páginas dos produtos para garantir maiores taxas de conversão, impulsionar o desempenho dos anúncios, e ganhar acesso a insights valiosos sobre marketing, como as melhores práticas dos concorrentes. Para os marketplaces, a Sellesta valida e ajuda a aperfeiçoar o conteúdo com soluções de IA híbrida. Com tudo em um só lugar, a Sellesta é ótima para vendedores, lojas online, agências de e-commerce e marketplaces.
A Sellesta é uma empresa internacional com uma equipe distribuída no mundo todo. Atualmente, a Sellesta opera em mercados nos EUA e na América Latina