Nos dias de hoje, as estratégias digitais têm se mostrado fundamentais para o sucesso das pequenas e médias empresas, em um ambiente de negócios tão competitivo. No âmbito do marketing de conteúdo, a produção de material relevante e valioso tem sido uma ferramenta poderosa para atrair e reter clientes. Além disso, a otimização de mecanismos de busca (SEO) e a presença ativa nas redes sociais, como Instagram, TikTok e LinkedIn, têm sido essenciais para melhorar a visibilidade e interagir com o público.
Campanhas de e-mail marketing personalizadas e a utilização de publicidade paga, inclusive nas mídias sociais, também demonstram-se métodos eficazes. E, claro, a análise de dados, que permite ajustar as estratégias com base em informações concretas. O CEO da Beelieve Group, um ecossistema, composto por três verticais, com o propósito de democratizar o marketing digital, Henrique Michelini, confirma a tática. “Para nós, não se trata apenas de números e métricas. É sobre pessoas. É sobre entender suas necessidades, suas dores, seus sonhos, e oferecer soluções que realmente importam. Um planejamento estratégico de marketing digital, customizado para PMEs, vai fazer a diferença e será a mola propulsora do seu negócio”.
Quando se trata de adaptar as estratégias de marketing digital para atender às necessidades específicas de cada cliente, o segredo está na personalização. A Beelieve faz uma análise detalhada do público-alvo, das metas de negócios e do setor em questão. Isso inclui desde a pesquisa de mercado até a definição de objetivos claros e a segmentação do público-alvo. Ao experimentar diferentes abordagens e monitorar constantemente os resultados, a companhia pode ajustar as estratégias conforme o desempenho e o feedback recebido.
Métricas e estratégias
Medir o engajamento do público com o conteúdo produzido é necessário para garantir o sucesso. Por meio de métricas como curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, taxa de abertura de e-mails e interação em postagens de blog, a Beelieve consegue entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Segundo Micheline, com base nesses dados, a Beelieve pode mudar até o tom ou estilo do conteúdo “Ao experimentar diferentes formatos e aprimorar a segmentação para atingir públicos mais relevantes, oferecemos uma oportunidade ímpar, levando o marketing digital das empresas para o próximo nível”, ressalta o executivo.
No que diz respeito à melhoria do ranking nos resultados de pesquisa, a Beelieve utiliza diversas técnicas, como pesquisa de palavras-chave, otimização de conteúdo, link building, melhoria da experiência do usuário e SEO técnico. Esses métodos são fundamentais para aumentar a visibilidade e atrair tráfego qualificado para o site.
Para o CEO da Believe, quando se trata de calcular o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing digital, é importante considerar tanto os ganhos obtidos quanto os valores investidos. Isso inclui gastos com publicidade, produção de conteúdo, ferramentas e salários. Essa análise ajuda a entender a eficácia das campanhas e a tomar decisões mais assertivas no futuro.
Atento às tendências
Além das tendências no marketing digital, é importante que as pequenas e médias empresas fiquem atentas às inovações no marketing tradicional. Isso inclui o marketing de experiência, o marketing de propósito, a publicidade OOH (Out of Home) e as colaborações estratégicas com outras marcas ou influenciadores.
Para se manterem atualizadas sobre as mudanças e inovações no cenário do marketing digital, as empresas podem recorrer a diversas fontes, como blogs e publicações especializadas, participação em eventos do setor e redes de networking. “Além disso, a realização de testes e experimentos contínuos ajuda a identificar o que funciona melhor em cada caso”, acrescenta Henrique.
Com um olhar para o futuro, a Beelieve espera que as PMEs aproveitem ao máximo as tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e automação. Essas ferramentas podem ser utilizadas para oferecer experiências mais personalizadas aos clientes, antecipar tendências e necessidades do mercado e automatizar processos para aumentar a eficiência operacional. Dessa forma, as empresas poderão melhorar seus resultados de marketing e fidelizar ainda mais clientes.
Além disso, Henrique Michelini destaca a constante busca pela inovação e melhoria contínua. “Estamos sempre explorando novas maneiras de nos conectar com nosso público e tornar suas vidas melhores. Estamos atentos às últimas tendências, mas nunca perdemos de vista nossa missão de servir com autenticidade e empatia”, finaliza o CEO da Beelieve.
Beelieve Group
A Beelieve Group traz um ecossistema, composto por três verticais, com o propósito de democratizar o marketing digital. Pequenas e médias empresas passam a ter uma agência digital completa por meio do Beelieve Digital; parceiros comerciais aumentam suas vendas e se estabelecem em suas regiões de atuação pelo Beelieve Partners e novos talentos ingressam no marketing digital através da UniBEE, com o projeto Profissionais do Futuro.
O Grupo foi fundado pelo empresário Marcus Kuntze Calixto, empreendedor com mais de 15 anos de experiência, 13 anos só no setor de Marketing Digital trazendo seu conhecimento na raiz da formatação de franquias, escala de vendas, expansão nacional e planejamento estratégico, e pelo Co-founder Thomas Berkes, que possui ampla carreira no mercado financeiro, com atuação no Brasil e América Latina como investidor, membro de conselhos administrativos e cargos de alta gestão.
Essa junção trouxe grandes executivos e investidores para colocar em prática um dos projetos mais audaciosos no Marketing Digital, a Beelieve Group. O objetivo é promover empreendedorismo, educação, empregabilidade e resultados digitais em todo o Brasil.