O Rio de Janeiro se prepara para uma intensa temporada de grandes eventos: Rock in Rio, jogos da Libertadores, shows do Bruno Mars, entre outros que estão previstos para acontecer até o final do ano.
Mas, em locais com grandes aglomerações, o que era para ser um momento de diversão e descontração, pode se tornar uma dor de cabeça. Na última edição do Rock in Rio, por exemplo, foram quase mil queixas registradas.
Para evitar maiores transtornos, uma dica da Dra. Fernanda Leitão, tabeliã do 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, é substituir os documentos originais por cópias autenticadas: “Autenticar significa tornar autêntico. Dessa forma, a cópia autenticada em cartório tem o mesmo valor de prova que o original para todos os efeitos legais” – explica. “A vantagem é que em caso de perda ou furto não há o transtorno para emitir um novo documento. De toda forma, o Cartório 15 é um posto conveniado do Detran e, se for necessário, também fazemos a emissão da segunda via de documentos, sem necessidade agendamento”.
Para quem está vindo de fora do Rio para curtir os eventos, outra dica da tabeliã é providenciar com antecedência a Autorização de Viagem para Menores, se o menor for viajar com apenas um dos pais. A autorização pode ser feita de forma eletrônica ou física e deve conter os dados do menor e dos pais. “No formato eletrônico, a validação é feita por videoconferência e a autorização é emitida em PDF com QR Code para facilitar na hora do embarque. No formato físico, é necessário ir ao cartório realizar o reconhecimento de firma por autenticidade do(s) responsável(s)”, reforça Dra. Fernanda Leitão.