Eduardo Guedes acaba de deixar o cargo de diretor de marketing da Yduqs, holding que controla mais de 15 marcas de ensino como Estácio, Ibmec, Idomed e Wyden. O profissional liderava os trabalhos da empresa de todas as marcas com as agências, mídia on e offline, publicidade, conteúdo, branding, eventos, martech, performance e e-commerce.
Com sua saída, Guedes pretende se dedicar a novos projetos. A função que ele ocupava na Yduqs foi dividida em três áreas distintas, e a posição de diretor de marketing, que consolidava todas as responsabilidades anteriores, foi extinta.
Durante sua gestão, o executivo reposicionou as marcas, implementou um modelo de performance full funnel desde a reputação até a performance, criou uma esteira de produção de criativos em escala com IA e implantou martech para medições cross-mídia e multi-canal.
Guedes foi responsável por várias ações de alto impacto orgânico e baixo orçamento: a inclusão do Cristo Redentor de jaleco durante a pandemia, que viralizou globalmente; a preparação para o Enem no Fortnite, que revitalizou a marca e a consolidou na Geração Z e no universo gamer; o lançamento do curso de empreendedorismo com Anitta; a criação de conteúdos no TikTok totalmente gerida pela comunidade de alunos; e o desenvolvimento da Mediversidade, uma plataforma destinada a eliminar vieses na formação médica.
Além disso, o executivo trouxe influenciadores e personalidades renomadas, como Nath Arcuri, Emicida, Juliette e Ana Clara, para campanhas de publicidade; liderou a participação da marca em duas edições consecutivas do Big Brother; patrocinou as Olimpíadas no Cazé TV com alunos- atletas; expandiu a presença da marca no projeto TemBici em várias cidades do Brasil; e também promoveu experiências de marca em grandes eventos, como Rock in Rio, The Town e Lollapalooza, entre outros.
“Buscamos assumir o protagonismo na categoria, combinando construção de marca com performance criativa. Isso resultou em recordes de captação, maior reconhecimento e preferência no setor, e uma redução significativa no custo de aquisição,” resume Guedes.
Guedes foi reconhecido como um dos 100 maiores líderes do mercado publicitário pela Exame. Sob sua liderança, a marca Estácio entrou na lista das 100 marcas mais valiosas do país, segundo a Brand Finance. Ele também recebeu diversos prêmios, incluindo o de Melhor Trabalho no YouTube na categoria Best Work With Creators, e seus projetos “Orquestra da Vida” e “Enem no Fortnite” foram finalistas no Festival de Cannes, na França.
Eduardo Guedes continua no cargo de diretor nacional da ABA, é conselheiro do Conar e membro do conselho superior do CENP. Além disso, é cofundador do Instituto Delete, um centro pioneiro em pesquisa e atendimento a casos de uso abusivo e dependência de telas, vinculado ao Instituto de Psiquiatria da UFRJ.