A Elea Digital, ecossistema edge de data centers, fundada pela Piemonte Holding, grupo financeiro que atua na área de administração e gestão de projetos, acabam de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de ‘Dez Princípios’ universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos – trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
Visando potencializar e ampliar a abrangência das ações já implementadas em sua rotina, a Elea entrou para o grupo de signatários do Pacto Global, assumindo um compromisso global de enfrentamento dos desafios sociais, éticos, ambientais e econômicos. Desde sua criação, a empresa aposta na conectividade aliada à sustentabilidade. Não à toa que sua operação tem o compromisso com a descarbonização, utilizando 100% da energia por meio de fontes renováveis – hidro, solar e eólica. Recentemente, o ecossistema de data centers, se tornou a primeira empresa do setor de infraestrutura digital, na América Latina, a emitir debêntures sustentáveis – ou seja, vinculadas às metas ligadas diretamente ao meio ambiente. O projeto, em execução e administrado pela Piemonte, vem investindo em equipamentos de refrigeração, com tecnologia de ponta, capazes de permitir o uso eficiente da água, mantendo a eficácia energética e diminuindo drasticamente o consumo desse bem natural.
De acordo com o presidente da Elea Digital e CEO da Piemonte Holding, Alessandro Lombardi, o Brasil possui recursos hídricos, de sol e vento, que podem se tornar modelo de sustentabilidade global no setor. “Acreditamos que todos nós, empresas, organizações, governos e sociedade civil, temos obrigação de melhorar a qualidade do mundo em que vivemos. E temos subsídios para fazer isso acontecer. Por isso, reafirmamos nosso compromisso com as boas práticas socioambientais”.
A pauta ‘meio ambiente’ é tão importante para empresa que os colaboradores se uniram, recentemente, no Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios para atuar em campo. Intitulada de ‘Operação Praia Limpa’, a iniciativa foi realizada na Praia do Leme, no Rio de Janeiro, em parceria com o projeto da UFRJ – Guardiões da Orla Carioca. A ação contou com uma agenda de conscientização, roda de conversa, atividade de alongamento e coleta e separação de resíduos. Foram mais de 15 kg de lixo recolhidos em apenas 30 minutos.
A empresa de data centers também participa de iniciativas educacionais, com objetivo de reduzir a desigualdade e promover oportunidades no mercado de trabalho para jovens talentos, no setor de infraestrutura digital. A Elea se tornou, neste ano, uma das mantenedores do programa ‘Nova Geração’, do Instituto Caldeira – maior hub de inovação do Sul do Brasil. Através deste apoio, a empresa está financiando 20 bolsas de estudo para capacitação técnica de adolescentes entre 16 e 24 anos, todos provenientes da rede de ensino público. Além das bolsas, o ecossistema de data centers também possui uma parceria de empregabilidade para jovens aprendizes.
Outro tema que faz parte da agenda da Elea, sob a gestão da Piemonte, é igualdade de gênero. Ao lado de lideranças femininas do setor, a empresa, desde o último Dia Internacional da Mulher, vem desenvolvendo ações com o objetivo de estimular debates, palestras e encontros entre profissionais do gênero feminino da área de infraestrutura digital – historicamente associada e composta, majoritariamente, por homens. Ambas companhias também tem como prática a cultura de governança corporativa e compliance, reforçando a responsabilidade e comprometimento com o mercado no qual cada uma atua. Atualmente, o Grupo Piemonte conta com um quadro de funcionários composto 40% por mulheres. E o objetivo é equalizar.
Para a Gerente de Operações Patrimoniais, Cora Nogueira, assumir o compromisso com o Pacto Global da ONU materializa a essência da Elea Digital – que está pautada na sustentabilidade. “Estamos profundamente comprometidos com a sustentabilidade em todas as suas dimensões, reconhecendo que vai muito além das ações em prol do meio ambiente. A sustentabilidade, hoje, abrange uma ampla gama de desafios sociais, econômicos e ambientais, e entendemos que a nossa responsabilidade corporativa vai ao encontro desses paradigmas. Esperamos contribuir significativamente para a transição para um mundo ambientalmente sustentável, e socialmente responsável e mais igualitário. Queremos ser parte da solução para os desafios desta e das próximas gerações”, explica Cora.
Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos ‘Dez Princípios’. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade, complementa Cora.
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a ‘Dez Princípios’ universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em Unglobalcompact.
O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website.