No competitivo mercado da música brasileira, artistas independentes frequentemente enfrentam desafios para expandir suas audiências e profissionalizar suas carreiras. Empresas como a Strm têm revolucionado esse cenário, oferecendo soluções que vão de diagnósticos detalhados de carreira a antecipação de royalties, ajudando músicos a alcançar novos patamares.
A dupla sertaneja Júlio e Thiago ilustra essa transformação. Antes da Strm, os shows da dupla eram baseados em covers, mas a conversão de público em fãs era mínima. “Fazíamos shows para milhares, mas ganhávamos poucos seguidores. Não tínhamos ferramentas para entender o que faltava”, conta Júlio. Após a parceria, passaram a investir 90% de seus esforços em músicas autorais, fortalecendo sua identidade artística. “Hoje temos clareza sobre onde aplicar energia. Sabemos o que precisa ser feito agora e o que pode esperar”, complementa Thiago.
Já Hud O Brabo, DJ de techno funk, afirma que a Strm trouxe mudanças significativas à sua carreira. “Depois que comecei a parceria com a empresa, descobri a diferença que uma boa plataforma de distribuição e gestão pode fazer. As ferramentas da Strm me ajudam a entender os níveis da minha carreira e a progredir. É uma plataforma completa, com suporte excelente”, ressalta. Graças ao apoio financeiro da empresa, Hud conseguiu organizar novos projetos, como um set inédito. “A visibilidade do meu trabalho aumentou muito, principalmente em nível regional”, completa.
O quarteto Traia Véia encontrou na tecnologia o suporte necessário para solidificar sua proposta inovadora. Formado por quatro artistas, o grupo enfrentava incertezas sobre a aceitação do público. A Strm ajudou a traçar um caminho claro, utilizando dados como batidas por minuto (BPM) para ajustar o repertório e analisar tendências de mercado. “As informações da plataforma foram cruciais para elaborarmos nosso primeiro DVD em Goiânia. Ela mostrou quais ritmos e posicionamentos impactariam mais o público”, explica Dário Rodrigues, integrante do grupo.
A antecipação de crédito oferecida pela empresa também foi um divisor de águas. Segundo Vini Gouvea, também integrante do Traia Véia, a verba permitiu um investimento robusto em marketing, essencial para ganhar visibilidade nacional. Além disso, o acesso à plataforma trouxe credibilidade nas negociações com contratantes. “Ter a Strm ao nosso lado dá segurança. É mais fácil fechar shows quando o cliente vê que temos uma estratégia bem estruturada”, afirma Vini.
Para os artistas, a mentoria com o CEO da Strm, Fernando Gabriel, foi um ponto alto. “Ele nos fez enxergar a música como um negócio, algo que vai além da arte. Entendemos a importância de criar uma base de fãs sólida com músicas autorais e focar na identidade que queremos transmitir”, conta Thiago.
O próximo passo para os três projetos é consolidar sua presença no mercado. Júlio e Thiago planejam lançar novos EPs, enquanto o Traia Véia foca em criar conteúdo audiovisual para ampliar sua audiência, e Hud também pretende lançar um novo set. Todos concordam que, com o apoio da Strm, estão mais preparados para enfrentar os desafios da indústria musical.
“Nosso objetivo é proporcionar aos artistas ferramentas que não apenas otimizem seus esforços, mas que também tragam clareza sobre onde investir energia para alavancar suas carreiras. A combinação de dados precisos com a visão criativa dos artistas tem mostrado resultados concretos, como o sucesso de Júlio e Thiago, do Traia Véia e Hud O Brabo. Essa parceria entre tecnologia e música é o futuro da indústria,” afirma Fernando Gabriel, CEO da Strm.
Strm:
A Strm é a única musictech do mercado que reúne na mesma plataforma distribuição digital, antecipação de crédito de royalties para artistas e gestão de carreiras com base em inteligência artificial.
Dentro da plataforma, artistas possuem acesso a diversos recursos tecnológicos, que analisa critérios vitais da sua carreira, determina quais metas devem ser atingidas para evoluir profissionalmente, além de tirar dúvidas sobre o seu momento. Para isso, a Strm desenvolveu funcionalidades que trazem clareza e ajudam o usuário a economizar meses ou até anos de aprendizado.
A Strm monitora mais de 6 milhões de artistas e 150 milhões de faixas nas principais plataformas de streaming e redes sociais. Ao todo, são mais de 40 mil usuários por mês que utilizam a plataforma no Brasil, serviço que está se expandindo para o mundo inteiro. Do número total de usuários, mais de mil artistas possuem um contrato de distribuição com a musictech.
Saiba mais: https://www.strmmusic.com/pt