- O Compact Packet Core permite a modernização fácil do Packet Core atual das operadoras para cloud-native tanto para 4G quanto para 5G
- É uma solução de Packet Core otimizada em termos de espaço que reduz drasticamente a complexidade da implantação e das atualizações com configurações predefinidas e automação
- A nova solução é uma plataforma preparada para o futuro, permitindo a introdução do 5G Standalone e o crescimento escalável da capacidade
O novo Ericsson Compact Packet Core inclui as funções de rede cloud-native Packet Core Controller (PCC) e Packet Core Gateway (PCG) em uma versão compacta, de um rack, da Infraestrutura Cloud-Native da Ericsson (CNIS). É uma solução global com configurações de parâmetros predefinidas e procedimentos de migração simplificados que facilitam a transição para cloud-native e maximizam o retorno eficiente do investimento nesta infraestrutura de rede chave.
O Compact Packet Core suporta totalmente redes 4G, 5G não standalone e 5G standalone (5G SA), fornecendo às operadoras as capacidades necessárias para atender às suas necessidades estratégicas e operacionais.
O Compact Packet Core é lançado com um serviço de gerenciamento do ciclo de vida da solução, o qual a Ericsson supervisiona as atualizações automatizadas da rede. Isso traz benefícios como atualizações contínuas e redes que estão sempre atualizadas com as mais recentes inovações de software e segurança.
Monica Zethzon, Head of Solution Area Core Networks da Ericsson, diz: “Com esta solução, estamos oferecendo uma nova abordagem à atualização para cloud-native e introdução do 5G Core, baseada em nossa profunda experiência com as redes mais avançadas do mundo. Isso simplifica significativamente a modernização, ao mesmo tempo que desbloqueia todo o potencial do nosso software cloud-native de classe mundial. Temos orgulho de apresentar o Ericsson Compact Packet Core para operadoras que buscam acelerar sua jornada para cloud-native e gerenciar o crescimento da capacidade”.
Uma migração mais suave de todos os assinantes para o cloud-native
A nova solução oferece a simplicidade da abordagem “appliance” e adiciona a ela os principais benefícios de ser cloud-native. Ela suporta recursos cloud-native essenciais, como automação, atualizações de software em serviço (ISSU), atualizações contínuas de Container-as-a-Service (CaaS RU) e oferece às operadoras a flexibilidade de adaptar a rede a novos casos de uso ou cargas de trabalho à medida que crescem e evoluem seus serviços para os clientes.
Ela fornece uma configuração otimizada e validada para a implantação das funções de rede do packet core no CNIS, maximizando a facilidade de implantação, migração e atualizações de software, reduzindo a complexidade geral. Com as configurações predefinidas desta solução, uma operadora tem 80% menos parâmetros para ajustar durante a implantação e permitirá até 30% de redução no consumo de energia e na pegada de hardware devido à sua capacidade embutida de suportar as últimas gerações de CPU à medida que evoluem.
A solução foi criada para resolver desafios específicos que as operadoras enfrentam ao fazer a transição da infraestrutura legada e foi projetada para simplificar as operações em todos os aspectos. Ela garante a continuidade do serviço sem interrupções e a retenção da lógica de negócios das operadoras que sustenta sua configuração tecnológica durante a instalação, migração, atualizações e expansões. O software comprovado Ericsson Packet Core é usado para todos os cenários de implantação, incluindo o Compact Packet Core, para garantir a interoperabilidade.
Glen Hunt, Principal Analyst da GlobalData, diz: “Não é segredo que as operadoras enfrentam desafios comuns e difíceis ao atualizar seus modelos de implantação em nuvem para introduzir ou expandir os benefícios de um modelo operacional cloud-native ou avançar para a implantação do 5G Core. O Compact Packet Core da Ericsson remove a barreira de implantação que vem com longos testes de interoperabilidade e integração, por ser uma solução pré-integrada, e suas configurações embutidas e demandas reduzidas de espaço significam que uma migração menos custosa, complexa e demorada é possível”.
A transição para o cloud-native está bem encaminhada, com um evidente impulso crescente no mercado. Em outubro de 2024, a Ericsson tinha mais de 120 contratos comerciais únicos de 5G Core ou cloud-native, com mais de 55 clientes ativos de soluções 5G Core de modo duplo (incluindo clientes ativos de EPC, 5G NSA e 5G SA). Também é claro o apetite crescente pelo 5G SA. A pesquisa do Ericsson Mobility Report indica que cerca de 60% das assinaturas de 5G – 3,6 bilhões – serão 5G SA em 2030. Outra pesquisa da Ericsson na Europa mostrou que os consumidores estão dispostos a pagar até 15% a mais em seus ingressos para melhorar sua conectividade e experiência com aplicativos em grandes eventos, como shows ou eventos esportivos. O 5G SA permite que as operadoras atendam melhor a essa demanda, introduzindo ofertas de conectividade diferenciadas, como reservar uma parte de sua rede para garantir a qualidade da experiência para usuários ou aplicativos específicos.
Recentemente, a Ericsson foi colocada como líder no relatório Market Landscape: Core Vendors 2024 da empresa de análise Omdia, com a maior pontuação geral do portfólio entre os fornecedores avaliados, ocupando o primeiro lugar em prontidão para cloud-native, automação, e política e cobrança. Também foi nomeada Líder no Quadrante Mágico™ da Gartner® de 2024 para Soluções de Infraestrutura de Rede 5G Core para operadoras, e ficou no topo do ranking de mercado Frost Radar™ de infraestrutura de rede 5G pelo quarto ano consecutivo, em uma análise que cobre RAN, transporte e redes core.
Atualmente, a Ericsson alimenta 37 das mais de 60 redes 5G SA comercialmente ativas no mundo, com suas soluções RAN e a solução cloud-native Ericsson dual-mode 5G Core.