O empreendedor do Direito e ex-juiz federal Erik Navarro é um dos palestrantes da Brazil Conference em Harvard e MIT que chega à sua 10ª edição. Com o tema “O Encontro de Vários Brasis”, o evento pretende discutir ideias e soluções para os desafios sociais enfrentados pelo país. Na programação oficial, Navarro participa de dois painéis, ambos no dia 6 de abril: o primeiro, marcado para às 10h55, aborda “Como a IA Pode Revolucionar o Sistema de Justiça Brasileiro”; já o segundo, às 14h30, trata sobre “Influência Digital e Lideranças de Impacto para um Novo Brasil”.
A conferência é desenvolvida e mantida por quase 100 estudantes brasileiros voluntários de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo. A Brazil Conference em Harvard e MIT é organizada por Navarro e os Co-Presidentes Eduardo Vasconcellos, Joao Grynberg e Marcela Lucchesi. Entre os sponsors, estão marcas globais como iFood, Nomad, YouTube e Google, Fundação Lemann, SCS, Ambev, e outros.
“Esta é uma edição muito importante para todos envolvidos neste projeto. Além de comemorar os dez anos de conferência, também significa que estamos há uma década trazendo debates construtivos e de ideias plurais para um país melhor. O tema escolhido para este ano potencializa a necessidade da desconstrução para reconstrução, convergir para emergir, olhar para dentro para ver a si mesmo. O Brasil é plural e necessitamos ter esse olhar em todas as esferas”, explica Navarro.
Com mais de 80 palestrantes, o encontro reúne acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas para diálogos abrangentes, que contemplam desde sociedade e política até economia e cultura. Participam grandes nomes como os músicos Ivete Sangalo e Jorge Aragão; o artista plástico Kobra; o Presidente do STF, Roberto Barroso, e o Ministro Luiz Fux; a Ministra Sonia Guajajara, os governadores Raquel Lyra (PE) e Helder Barbalho (PA), o Senador Alessandro Vieira e a Deputada Tabata Amaral; os influenciadores Gil do Vigor, Juliette e Jade Picon; personalidades da TV como Luciano Huck e Regina Casé; bem como os empreendedores Jorge Paulo Lemann, Linda Rottenberg, Flavio Augusto, Alexandre Birman e Edu Lyra, entre outros.
Em 2023, mais de 420 participantes estiveram presentes no evento. Para 2024, já estão previstas cerca de 1.200 pessoas. Os ingressos para a 10ª edição da Brazil Conference em Harvard e MIT já estão disponíveis pelo site.
Erik Navarro
Erik Navarro mudou completamente seu horizonte profissional quando, em 2023, decidiu deixar uma carreira de 19 anos como juiz federal.
Atualmente, considera-se um empreendedor do Direito, com a missão de ajudar a mudar a mentalidade e lançar produtos que possam ajudar a aprimorar o sistema judiciário brasileiro. E, assim, fomentar um ambiente de negócios mais eficiente e justo para todos os cidadãos.
Com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais, dedica-se, entre outras coisas, à formação da nova geração de advogados do Brasil, propondo uma mentalidade jurídica diferenciada a partir de um profundo conhecimento em comunicação.
É advogado, doutor em Direito pela UERJ em colaboração com a Harvard Law School e atualmente faz seu pós-doutorado em Stanford. Também foi Visiting Scholar na Columbia Law School. Foi um dos pioneiros nos estudos da fronteira do Direito com as novas tecnologias e as ciências comportamentais, como economia e neurociência, e aposta no enriquecimento das discussões jurídicas com uma perspectiva inovadora para ajudar a capacitar profissionais do direito a conseguirem avançar no seu desenvolvimento de carreira e construir modelos de negócios rentáveis e longevos.
Como um dos resultados de sua guinada profissional, lançou em 2023 os cursos digitais Método da Virada no Processo (MVP) e o Teses Vencedoras Escaláveis (TVE), para advogados, formação que tem como foco ajudar os profissionais a melhorarem a sua capacidade persuasiva da comunicação oral e escrita no processo judicial.
É autor de 8 livros, entre eles Análise Econômica do Processo-Civil: como a Economia, o Direito e a Psicologia podem vencer a Tragédia da Justiça, obra que está na 2º edição e é leitura obrigatória para concorrer ao mestrado e doutorado da USP, uma das principais universidades do País.
Fundou a The Future Society (Brazilian Chapter) e foi presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). Fundou o Curso Ênfase Instituto Jurídico e foi diretor e é atual membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual.