O Mercado Livre acaba de lançar, neste mês de agosto, o Mercado Play – seu 1° streaming gratuito onde os usuários terão acesso a um acervo completo de filmes, séries, documentários, reality shows e conteúdos infantis de estúdios e produtoras locais e internacionais. Mas o que poucos sabem é que, além de entretenimento, a nova plataforma ainda oferece aos lojistas do marketplace a possibilidade de veicular anúncios gerenciados pelo Mercado Ads, unidade de publicidade digital do Mercado Livre. A partir de agora, as empresas terão à disposição um novo formato de anúncio em vídeo para atingir de forma ainda mais eficiente a audiência da plataforma, que conta com mais 100 milhões de usuários no Brasil.
Para o especialista em marketplace e influencer do Mercado Livre, Alex Moro, o novo canal de streaming para veiculação de anúncios do marketplace potencializa as ações de tráfego na plataforma, mas é necessário um formato específico para captar a atenção desse público e ter adesão. “O lançamento do novo canal de streaming para veiculação de anúncios no Mercado Livre representa um passo significativo na abordagem de oferecer uma experiência excepcional aos usuários. O objetivo principal por trás dessa iniciativa é potencializar as ações de tráfego da plataforma. Ao integrar anúncios no contexto de conteúdo de streaming, o Mercado Livre está criando uma sinergia que mantém os usuários mais envolvidos e inclinados a explorar produtos e serviços relevantes”, argumenta Moro.
Essa estratégia visa não apenas promover produtos, mas também agregar valor à experiência do usuário, transformando a publicidade em uma oportunidade genuína de descoberta. O novo Mercado Play oferece mais um canal de veiculação para os anúncios do Mercado Ads, gerenciador que já conta com mais de XX milhões de anunciantes e movimenta mais de XX. Segundo Moro, a ferramenta possui três
objetivos: rentabilidade, crescimento e visibilidade. “No site do Mercado Livre, através da sua conta, o empreendedor tem acessso ao ‘Mercado Ads’, onde é possível utilizar ferramentas necessárias para o direcionamento e a gestão das suas campanhas de
anúncios. Mas não basta chegar, clicar na ferramenta e ativar ela em todos os seus produtos.Para ter uma campanha eficiente, você precisa adaptar a publicidade de acordo com o público e os produtos”, explica.
Na era digital, a publicidade se expandiu para diversas plataformas e formatos.“Atualmente, existem inúmeras ferramentas de anúncios digitais veiculadas a grandes players na internet, como o Google Ads ou o Meta Ads, porém quando se trata de inovação, o Mercado Ads oferece uma nova possibilidade de publicidade onde os anunciantes do e-commerce terão acesso direto ao streaming, funcionando como uma multiplataforma, que oferece múltiplos canais de veiculação a um clique de distância”, explica o especialista à frente da escola digital Produtividade Financeira, que já educou mais de 17 mil brasileiros sobre como vender por marketplaces.
Para acessar o Mercado Play, não é necessário criar uma conta ou pagar uma assinatura: os usuários podem desfrutar de todo o conteúdo audiovisual disponível acessando a plataforma do Mercado Livre no computador ou pelo app, assim como já fazem no seu dia a dia. Já os anúncios a serem veiculados no streaming devem ser inseridos dentro da plataforma do Mercado Ads. “O usuário vai precisar selecionar cuidadosamente quem deseja atingir com seus anúncios, levando em consideração critérios como localização, interesses e padrões de compra, além de definir o investimento que melhor se encaixa na sua campanha, aproveitando as opções flexíveis de orçamento do Mercado Ads para obter resultados excepcionais”, finaliza Moro.
Alex Moro:
Alex Moro é um dos pioneiros na especialização de vendas por meio de marketplace no Brasil. À frente da 1ª escola on-line voltada para vendas nesse segmento, o santista já educou mais de 17 mil alunos diretos e mais de 500 mil pessoas por todo o país e hoje é considerado um dos especialistas mais renomados nesse mercado. Além de empreendedor na área, Moro também é Influencer Oficial do Mercado Livre e Consultor Certificado Platinum, embaixador Oficial Amazon e parceiro da Magazine Luiza, principais canais de vendas do mercado de e-commerce do Brasil.