Segundo a Conferência Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas para o Dia dos Pais deve chegar a R$ 7,7 bilhões neste ano, o que representaria um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período no ano anterior. Uma grande oportunidade para ampliar o faturamento das PMEs.
Além das vendas, que seguem em constante crescimento, a diversidade de produtos e serviços para presentear nesta data comemorativa também foi ampliada. Para se destacar entre a concorrência, é preciso que as pequenas e médias empresas se preparem e tenham uma boa estratégia para mostrar seus diferenciais no online.
“As estratégias de marketing digital são, muitas vezes, responsáveis por alcançar geograficamente territórios maiores. Ao optarmos por uma campanha, a proposta é que estejamos em diversas plataformas e canais simultaneamente. Assim, quanto mais exposição sua empresa possuir, maior a chance de conversão”, explica Marcus Calixto, CEO da Beelieve Group, empresa que tem como propósito democratizar o marketing digital para PMEs.
O executivo também destaca que atuar em diversas plataformas e canais de comunicação pode trazer melhores resultados, segundo o empresário. Porém, o êxito desse tipo de estratégia depende da abordagem de comunicação que será feita. Afinal, uma mesma estratégia não funciona em todos os canais.
“Uma abordagem multicanal que combina vários modelos de comunicação pode atingir diferentes segmentos de clientes por meio de distintas estratégias. Amazon, Mercado Livre, Blogs, guias de presentes e landing pages otimizadas para SEO podem atrair tráfego orgânico significativo. Por outro lado, buscar influenciadores que tenham uma audiência alinhada com o seu público-alvo pode aumentar a credibilidade e a exposição dos seus produtos”, afirma Calixto.
Público e análise de dados
Antes de criar qualquer estratégia é necessário que o empreendedor tenha em mãos o básico, saber quem é o seu consumidor e onde ele está. “Construa personas que se aproximem do seu público ideal e com certeza suas comunicações encontrarão o ‘eco’ necessário para que o resultado aconteça”, ressalta.
Conhecer quem é a base de clientes tendo como monitorar e analisar dados desses clientes, contribui para que as empresas entendam o comportamento e as preferências dos consumidores, o que colabora a identificar quais estratégias funcionam e quais devem ser ajustadas.
“Métricas como taxa de cliques, taxa de conversão, engajamento em redes sociais e retorno sobre investimento (ROI) são fundamentais para avaliar a eficácia das campanhas. Com base nesses insights, as empresas podem otimizar seus esforços, direcionando recursos para as táticas mais eficazes, ajustando mensagens e segmentações, e, assim, maximizando o impacto das campanhas”, explica Calixto.
Para criar ofertas e promoções online eficazes e aproveitar o “boom” das vendas para o Dia dos Pais, o executivo pontuou oito dicas de melhores práticas para serem seguidas:
> Descontos atrativos: Ofereça descontos significativos ou promoções como “compre um, leve outro” que chamem a atenção dos consumidores.
> Pacotes de presentes: Crie pacotes de produtos temáticos que facilitam a escolha de presentes pelos consumidores.
> Urgência e Escassez: Utilize técnicas de urgência e escassez, como ofertas por tempo limitado ou quantidades limitadas, para incentivar compras rápidas.
> Personalização: Personalize ofertas com base no histórico de compras e preferências dos clientes, proporcionando uma experiência de compra mais relevante.
> Frete Grátis: Ofereça frete grátis para aumentar o incentivo à compra, especialmente em compras acima de um determinado valor.
> Marketing Cross-Channel: Promova ofertas em múltiplos canais, como e-mail, redes sociais e o site da empresa, para alcançar o máximo de consumidores possível.
> Parcerias com Influenciadores: Colabore com influenciadores para promover ofertas e aumentar o alcance e a credibilidade da campanha.
> Facilidade de Compra: Garanta que o processo de compra online seja simples e rápido, com opções de pagamento variadas e suporte ao cliente disponível.
“Seguindo essas práticas, as empresas podem criar campanhas de ofertas e promoções que não só atraem, mas também convertem consumidores, aumentando as vendas durante o Dia dos Pais”, finaliza o CEO da Beelieve, Marcus Calixto.
Beelieve Group
A Beelieve Group traz um ecossistema, composto por três verticais, com o propósito de democratizar o marketing digital. Pequenas e médias empresas passam a ter uma agência digital completa por meio do Beelieve Digital; parceiros comerciais aumentam suas vendas e se estabelecem em suas regiões de atuação pelo Beelieve Partners e novos talentos ingressam no marketing digital através da UniBEE, com o projeto Profissionais do Futuro.
O Grupo foi fundado pelo empresário Marcus Kuntze Calixto, empreendedor com mais de 15 anos de experiência, 13 anos só no setor de Marketing Digital trazendo seu conhecimento na raiz da formatação de franquias, escala de vendas, expansão nacional e planejamento estratégico, e pelo Co-founder Thomas Berkes, que possui ampla carreira no mercado financeiro, com atuação no Brasil e América Latina como investidor, membro de conselhos administrativos e cargos de alta gestão.
Essa junção trouxe grandes executivos e investidores para colocar em prática um dos projetos mais audaciosos no Marketing Digital, a Beelieve Group. O objetivo é promover empreendedorismo, educação, empregabilidade e resultados digitais em todo o Brasil.