– Novas descobertas de uma pesquisa realizada globalmente, com mais de 500 decisores de TI, apontam que 38% das organizações estão com dificuldades para encontrar funcionários qualificados em IA
– Os números reforçam ainda que a escassez de habilidades em nuvem aumentou as cargas de trabalho individuais de 50% dos entrevistados e levou a repercussões significativas, incluindo burnout e altas taxas de turnover dentro dos departamentos
– Além disso, problemas de retenção de pessoas são agravados por conflitos dentro das equipes, com 28% dos entrevistados afirmando que a lacuna de habilidades em nuvem causou tensão entre eles e seus chefes, enquanto 33% afirmaram que causou tensão dentro da equipe
A SoftwareOne, companhia líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem e serviços, acaba de divulgar dados inéditos do seu Relatório de Habilidades em Nuvem, que destaca a necessidade de preencher a lacuna entre humanos e máquinas. O estudo, realizado com 500 tomadores de decisão de TI do Reino Unido, Benelux, América do Norte e Austrália, teve como objetivo compreender como a escassez de habilidades em nuvem está impactando suas equipes e como eles planejam combatê-la em 2024.
De acordo com os dados obtidos, o maior problema para as empresas em seus esforços de transformação digital é garantir que o crescimento das habilidades dos funcionários acompanhe o ritmo rápido da inovação. Mais da metade das empresas norte-americanas (53%) relatam que, atualmente, não têm habilidades adequadas para alavancar a IA (Inteligência Artificial), e 38% estão com dificuldades para encontrar funcionários qualificados em IA.
A pesquisa ainda revela uma realidade iminente: priorizar a colaboração próxima entre trabalhadores humanos e tecnologias avançadas é primordial em meio a uma crescente lacuna de habilidades em nuvem e apreensão em torno da IA. Essa relação está prestes a redefinir a dinâmica organizacional, com 98% das companhias dos EUA planejando priorizar a capacitação de sua força de trabalho.
Segundo o relatório, a escassez de habilidades em nuvem também aumentou as cargas de trabalho individuais de 50% dos entrevistados nos EUA e levou a repercussões significativas, incluindo burnout e altas taxas de turnover dentro dos departamentos. Os dados apontam que 91% das empresas percebem os problemas de retenção de TI como um desafio significativo.
Esses problemas de retenção de pessoas são agravados por conflitos dentro das equipes. 28% dos entrevistados disseram que a lacuna de habilidades em nuvem causou tensão entre eles e seus chefes, enquanto 33% afirmaram que causou tensão dentro da equipe. E mais de um em cada cinco (23%) entrevistados disseram que não se sentem confortáveis em pedir treinamento adicional para aprimorar suas habilidades.
Para o Country Manager da SoftwareOne Brasil, Otavio Argenton, os rápidos avanços em IA e nuvem oferecem grandes perspectivas para empresas em todo o mundo, embora elas agora enfrentem o desafio de qualificar e retreinar suas forças de trabalho para alavancar os serviços de nuvem e de IA.
“Nossa pesquisa global reflete muito do cenário brasileiro, uma vez que a maioria das organizações está planejando requalificar suas equipes de TI para acelerar a adoção da IA e a jornada para a nuvem. Ao colocar as pessoas no centro e mostrar como essas inovações podem aprimorar suas funções, ao invés de representar ameaças, as organizações podem cultivar uma cultura de empoderamento e otimismo que ajuda a aumentar a retenção, impulsionar a produtividade e tornar o trabalho mais significativo”, ressalta.
Desafios
Os dados preliminares do relatório da SoftwareOne, divulgados em fevereiro deste ano, ainda revelaram que 98% das organizações em todo o mundo estão enfrentando uma lacuna de profissionais com habilidades em nuvem, principalmente ao tentar encontrar pessoas com habilidades gerais, conhecimento em arquitetura de nuvem, e habilidades de adaptação, monitoramento e resolução de problemas.
A pesquisa apontou também que, para lidar com a escassez do mercado, os líderes de TI estão adotando uma abordagem de quatro frentes: 97% estão aprimorando as habilidades da equipe existente; 84% estão retendo talentos atuais; 98% estão buscando atrair novos talentos; e 93% estão investindo em serviços gerenciados de nuvem para preencher a lacuna, os quais devem desempenhar um papel fundamental na superação desse desafio.
SoftwareOne
A SoftwareOne é uma provedora global com presença local, e líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem, com sede na Suíça. Com um portfólio de serviços baseados em tecnologia e IP, permite que as empresas desenvolvam e implementem holisticamente suas estratégias comerciais, de tecnologia e de transformação digital. Através da modernização de aplicativos, migração de workloads críticos em nuvens públicas, gestão de software, inovação, segurança, governança e computação em nuvem. Suas ofertas são conectadas pelo PyraCloud, a plataforma digital exclusiva da SoftwareOne que fornece aos consumidores inteligência acionável por data-driven. Com cerca de 7.700 funcionários e recursos de vendas e prestação de serviços em 90 países, a SoftwareOne atende cerca de 65.000 clientes com soluções em nuvem e software de mais de 7.500 fabricantes. As ações da SoftwareOne (SWON) são cotadas na SIX (Bolsa de Valores da Suíça). Para mais informações, visite SoftwareOne.com.