A Swile, empresa francesa do setor de benefícios flexíveis, teve ganhos 25% maiores no primeiro semestre de 2024. O faturamento da companhia, que opera na França e Brasil, foi de 99 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, maior do que o faturamento de 79 milhões no mesmo período do ano anterior. Com isso, o EBITDA passou dos 23 milhões de euros, ante os – 61 milhões de 2022, um delta positivo de 84 milhões de euros. No ano passado, o crescimento da companhia foi de aproximadamente 20%, fechando o ano com 163 milhões de euros e atingindo o breakeven na França.
Os resultados positivos acontecem após a fusão com a Bimpli, companhia de benefícios do banco BPCE um dos maiores da França. Löic Soubeyrand, CEO da Swile, conta que a fusão deve ser concluída no próximo ano: “Quase 70% dos clientes da Bimpli já migraram para a nossa plataforma e, além de mantermos clientes tradicionais, conquistamos novos contratos e seguimos crescendo. Hoje temos mais de 30% do mercado global de vale-refeição e queremos mais”, comenta. O executivo afirma que esta nova fase combina os pontos fortes das companhias, com a penetração da Swile em pequenos negócios e contratos públicos e de grandes corporações da Bimpli.
Com a união das empresas, o banco BPCE passa a deter 22% da Swile, trazendo mais robustez ao negócio e novas oportunidades de negócios. O Brasil seguirá se beneficiando das mudanças globais, com a possível antecipação do breakeven no país para 2025 e a conquista de um milhão de usuários no próximo ano – hoje, a empresa tem 700 mil usuários.
Júlio Brito, CEO da Swile no Brasil, conta que isso será possível pela expansão sustentável do negócio no país, com oferta de até oito benefícios em um único cartão e produtos sazonais, como o Vale-Natal. “‘Trazemos mais facilidade para o setor de RH, permitindo que os valores sejam depositados em um único cartão, com carteiras diferentes para cada ocasião e sem o estresse logístico de distribuir novos plásticos ou cesta”.
Brito explica que a flexibilidade no uso do vale-natal beneficia a economia do país. “Quando a empresa opta por dar o benefício do fim do ano por meio da Swile, o funcionário pode escolher onde gastar, seja com alimentos, presentes, viagens ou combustível, por exemplo. Este movimento impacta segmentos de diferentes setores e movimenta a economia, além de trazer mais liberdade ao funcionário que tem restrições alimentares ou religiosas, por exemplo”.
O próximo passo da Swile no Brasil é o lançamento do Swile Travel, voltado para gestão das despesas profissionais, aposta de vetor de crescimento para a companhia no longo prazo.